Folha Online Cotidiano Tráfico no Rio
Tráfico no Rio

Organização nasceu do convívio com grupos de combate ao regime militar

da Folha Online

O Comando Vermelho foi criado em 1979 no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande (RJ), a partir do convívio entre presos comuns e militantes dos grupos armados que combatiam o regime militar.

13.set.2002-Publius Vergilius/Folha Imagem
Invasão de traficantes do Comando Vermelho no Morro do adeus ,em Bonssucesso - Na foto caminhão perfurado a balas durante tiroteio na madrugada
Surgiu a partir da Falange Vermelha, com o lema “Paz, Justiça e Liberdade” e institucionalizou o mito das organizações criminosas no tráfico do Rio. Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo.

A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80. O Brasil entrou definitivamente na rota da droga, como ponto de distribuição para a Europa e como mercado consumidor do produto de baixa qualidade.

Também trouxe armamento pesado, como pistolas 7,65, metralhadoras Bereta, Uzi e Ingran de 9 mm, fuzis automáticos, granadas, rifles, miras especiais de laser, munição de aço especial, armamento de guerra antitanque e antiaéreo.

No início dos anos 80, a taxa de homicídios era de 25 por 100 mil habitantes. Em 1994, já era de 78 por 100 mil. Cinco anos depois, o quadro melhorou um pouco, com 49 por 100 mil.

Suas ações vão desde o tráfico de drogas e armas até assaltos a banco, carros-forte e seqüestros. O dinheiro arrecadado é usado para a compra de grandes quantidades de drogas _domina aproximadamente 70% do tráfico na cidade.

Ainda hoje, o Comando Vermelho está organizado nos presídios cariocas, como Bangu 1 (onde estão as principais lideranças), e controla também algumas associações de moradores de favelas.

No Rio, não há uma liderança principal. Cada um dos líderes comanda uma área. Qualquer ação fora desses limites precisa ser referendada pelo comando da organização _que funciona como um colegiado, embora os votos não tenham valor igual.

Aos poucos, foi ampliando sua atuação para outras partes do país. A organização chegou a São Paulo no início da década de 90, no conjunto habitacional Cidade Tiradentes (zona leste), injetando armamento e dinheiro e associando-se ao tráfico e aos grandes nomes do jogo do bicho.

Chegou a ter cerca de 6.500 homens armados trabalhando diretamente e outras 300 mil pessoas ligadas à organização indiretamente. Dominava aproximadamente 70% do tráfico na cidade.

Mas seu crescimento exagerado e conflitos internos causaram rachas e perda de poder, dando origem a outras organizações criminosas, como o paulista PCC (Primeiro Comando da Capital), o TC (Terceiro Comando), o ADA (Amigo dos Amigos) e o PCJ (Primeiro Comando Jovem).

Hoje, domina o Complexo do Alemão, as favelas de Acari, Juramento, Dendê, Parada de Lucas (zona norte) e Dona Marta (zona sul), entre outras.

Principais líderes


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).