Folha Online Cotidiano Tráfico no Rio
Tráfico no Rio

PCC é uma ramificação do narcotráfico do Rio

RICARDO FELTRIN
Editor chefe da Folha Online

O Primeiro Comando da Capital, que está por trás das rebeliões nos presídios paulistas, começou a funcionar no Estado no ano passado como um "braço" dos traficantes de armas e drogas do Rio. Há duas teses para sua origem:

1) O PCC seria uma ramificação do Terceiro Comando (TC), organização que teria se rebelado no inicío da década de 90 contra sua matriz, o Comando Vermelho (CV) _principal distribuidor de drogas e armas no país;

2) O PCC seria uma nova dissidência, que se rebelou contra o já "rebelado" TC, em 1993 ou 94 (não há consenso sobre a data), embora só tenha entrado para valer nos grandes presídios paulistas no ano passado.

Na verdade a polícia não tem certeza se esses grupos são mesmo "inimigos" ou se estão apenas descentralizados para dificultar o combate aos seus crimes.

10.set.2002-Antônio Gaudério/Folha Imagem
Lema e números identificando as letras da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em cela já desativada do pavilhão nove 9 da Casa de Detenção de São Paulo (SP).
O fato é que no ano passado o CV e o TC decidiram mudar sua base de operações do Rio para São Paulo.

A "sede" escolhida foi a favela de Heliópolis (zona sudeste da cidade).

Motivo: os criminosos estariam "cansados" de ser extorquidos por alguns policiais cariocas que, em troca de propina, permitiriam o trânsito livre de drogas, armas e contrabando para os morros (e, daí, para o consumidor).

Na mesma proporção que o pagamento de propinas aumentou, o lucro dos bandidos diminuiu _e motivou a mudança para São Paulo.

Em conversa gravada e publicada na revista "IstoÉ", Fernandinho Beira-Mar (um dos "cabeças" do tráfico nacional) reclamou com seu interlocutor que não suportava mais "ser extorquido" por policiais do Rio.

A maioria dos "produtos" chegava ao Rio pelo mar. Ali ocorria o primeiro e maior pagamento de propina: supostamente para policiais marítimos que faziam vista grossa aos descarregamentos.

Mudando a base de operações para São Paulo, todos os carregamentos, que costumam partir de países como o Paraguai rumo ao Sul do Brasil e, depois, por via marítima, para o Rio, passaram a entrar em São Paulo por rodovias _para só então serem enviados ao Rio.

Com essa medida os traficantes se "vingaram" dos policiais cariocas.

Principais líderes

  • José Márcio Felício, o Geleião
  • Marcos Herbas Camacho, o Marcola
  • César Augusto Roris da Silva, o Cesinha

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).