Folha Online Esporte
Basquete

Nacional feminino - História

O Campeonato Nacional feminino de basquete chega à sexta edição com cara e sotaque paulista. Seis dos oito times são do Estado mais rico do país --os penetras são o AD Lages/Consórcio Battistella (SC) e o Uberaba/Sirio/Black & Decker (MG).

Criada em 1998 pela CBB, a competição vê o maior percentual de equipes de um mesmo Estado --75%. No Nacional-2002, eram dez participantes, cinco deles de São Paulo. Nas quatro primeiras edições, haviam quatro paulistas num total de oito.

Apesar de São Paulo sempre contar com maioria dos times, o carioca Fluminense foi o primeiro campeão brasileiro. Em 1998, a equipe do Rio chegou ao título ao bater o BCN na final por 3 a 2 no playoff melhor de cinco partidas.

Até hoje, nenhum time conseguiu vencer a competição em dois anos. A escrita pode ser quebrada neste ano pelo Santo André ou pelo São Paulo/Guaru. O Santo André tenta repetir a conquista de 1999, enquanto o rival de Guarulhos é o atual campeão.

Os dois times são justamente os únicos de São Paulo que já foram campeões nacionais. Em 2000, o Paraná levou o título ao impor um 3 a 0 sobre o Santo André. Em 2001, o Vasco superou o próprio Paraná por 3 a 2 no playoff decisivo.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).