Folha Online Esporte
Basquete

Nacional masculino - Regulamento

Fase de classificação
O Nacional masculino de basquete de 2003 terá a participação de 17 times. São eles: Bauru, COC/Ribeirão Preto, Pinheiros, Franca, HABIB´S/FEOB/Casa Branca, Mogi/UBC/Valtra, Uniara/Araraquara e Winner/Limeira (SP), ACF/Campos, Vasco da Gama e Flamengo (RJ), Unit/Uberlândia e Universo/Minas (MG), Bandeirante/Irmãos Zen (SC), Ulbra (RS), Londrina/Sercomtel (PR) e Universo/Ajax (GO).

Na primeira fase, todas as equipes jogam entre si, em turno e returno, e as oito melhores avançam às quartas-de-final. Nesta fase, os jogos só serão disputados nos ginásios que comportam o número mínimo de 1.000 torcedores. Nas demais fases, a capacidade mínima, segundo a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), será de 3.000, atestado por laudo técnico da Defesa Cívil ou Corpo de Bombeiros.
Mata-matas
Nas quartas-de-final, os oito classificados jogam em um sistema de playoff melhor de cinco partidas, sendo que a primeira colocada na fase de classificação joga contra a oitava; a segunda, contra a sétima; a terceira, contra a sexta; e a quarta, contra a quinta. Os quatro vencedores passam às semifinais, que também serão disputadas num playoff de cinco jogos.

O mesmo sistema das duas fases anteriores será mantido para a final, com o campeão sendo conhecido em um playoff melhor de cinco partidas. Nas três fases dos mata-matas, as equipes que fizeram melhor campanha na fase de classificação da competição terão o mando de quadra na segunda, terceira e quinta partidas.

Pontuação
O vencedor de cada partida recebe dois pontos, e o perdedor, um. Caso um time se apresente com número insuficiente de atletas, ficará com um ponto. Já a agremiação que desistir não ganhará nenhum. Em caso de não comparecimento das duas equipes, não serão computados pontos para nenhuma delas.

Critérios de desempate
Havendo empate na contagem de pontos entre dois ou mais times, os critérios de desempate serão os seguintes:

1 - cesta average (resultado da divisão do número de pontos convertidos pelo total de pontos sofridos pela equipe durante a competição);

2 - se persistir o empate, confronto direto entre as equipes empatadas, considerando os placares dos jogos disputados entre elas;

3 - sorteio.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).