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Regulamento
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) alterou os critérios de pontuação, que eram adotados desde 1990. Agora, os oito primeiros somam pontos. O vencedor ganha 10 pontos; o segundo, 8; o terceiro, 6; o quarto, 5; o quinto, 4; o sexto, 3; o sétimo, 2; e o oitavo, 1.
O piloto campeão será aquele que somar o maior número de pontos após as 16 provas do Mundial. A equipe vencedora do Mundial de construtores será aquela que terminar com a maior soma de seus pilotos. No total serão dez escuderias.
Nesta temporada, haverá 16 etapas, uma menos do que no Mundial de 2002. O GP da Bélgica saiu do calendário devido às leis antitabagistas do país. A competição começa no dia 9 de março, na Austrália, e acaba em 12 de outubro, no Japão.
Na parte técnica, o regulamento sofreu uma série de inovações. A FIA decidiu banir da categoria a eletrônica ativa a partir do GP da Inglaterra. A telemetria ativa está banida desde já, e o uso de motores de classificação está inviabilizado.
As equipes também estão proibidas de esconderem seus carros ou equipamentos, durante os GPs, enquanto os mecânicos estiverem em trabalho. Os times estão impedidos até mesmo de utilizar o carrinho de ferramentas e outros materiais para encobrir a visão do carro.
Na nova regulamentação da FIA, o reabastecimento entre o treino de classificação e a corrida está proibido. Os carros ficarão fechados e as equipes não poderão mexer neles entre sábado à tarde e a manhã da corrida.
Entre as principais mudanças estão ainda a proibição da comunicação entre pilotos e equipes via rádio e a imposição do limite de dois carros por escuderia _eliminando o carro reserva.
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