Folha Online Ilustrada Fashion Week Verão
Fashion Week Verão
25/06/2003

Saiba como serão as coleções da SPFW

da Folha Online

Saiba como os estilistas levarão suas criações à passarela da São Paulo Fashion Week nesta temporada.

Escolha o estilista:
Caio Gobbi
Jum Nakao
Lorenzo Merlino
Mario Queiroz
Rodrigo Fraga
Ronaldo Fraga

Caio Gobbi

Abusar das cores e das formas das roupas esportivas, sem sair do estilo urbano da marca. Esta é a proposta da coleção que o estilista Caio Gobbi vai apresentar na próxima temporada da São Paulo Fashion Week. A inspiração são as "pool parties" e esportes. Sucesso na Califórnia há mais de 20 anos, as festas em piscina estão virando febre também no Brasil.

Para criar o cenário do desfile Gobbi envolverá pessoas convidadas para uma "pool party" e os looks terão como referência constante sobreposições de maiôs, roupas de praia e boxe. Gobbi mistura referências dos anos 20 nas roupas e trabalha a coleção com cores vibrantes como o turquesa, o branco, o pink, e o amarelo, brincando também com o neon. As formas são mais soltas e as estampas com ar de cartoon.

O estilista explora o jeans, o jérsei, o tule, o elastano, a sarja e as malhas com acabamentos de galões coloridos ou fitas de lingerie. Para compor os looks, os sapatos seguem a mesma cartela de cores. Os femininos vêm com tiras de velcro, lembrando papetes.

Jum Nakao

A inspiração da coleção para o verão 2004 do estilista Jum Nakao vem dos Brothers Quay. Nakao apresenta uma coleção-tributo à obra dos animadores Stephen e Timothy Quay, os irmãos americanos radicados em Londres que ganharam projeção na década de 70 por imprimir uma nova estética nos curtas de animação. Os Brothers Quay, como são conhecidos, resgataram o preciosismo e as técnicas antigas de animação de bonecos utilizadas pelas escolas tcheca e inglesa no final do século 19.

Jum Nakao e a Lobo, empresa responsável pelo design, pretendem propor um novo olhar sobre os valores estéticos. Para isso fundem o melhor do antigo com o contemporâneo, como as estampas desenhadas com técnicas de gravura, construções de corseleteria do final do século 19, jóias de borracha e muita inovação tecnológica.

As cores também criam outro contraste: tons envelhecidos e cores vibrantes se misturam. Nas estampas, predominam os temas do surrealismo, representado principalmente pelo artista Jan Svankmajer, grande influência dos Brothers Quay. Jum Nakao e Lobo também buscaram elementos para o book da coleção em outros expoentes do movimento surrealista, como Salvador Dalí (1904-1989), Magritte (1898-1967), Man Ray (1890-1976) e Luis Buñuel (1900-1983).

Lorenzo Merlino

Alças, rebites, correias, ferragens e bolsos. Estes são os elementos que compõem a coleção de Lorenzo Merlino para o verão 2004. Esses diversos elementos do universo dos acessórios estarão aliados à estrutura de simples nós, que entremeiam a construção de várias peças.

Para a próxima temporada do São Paulo Fashion Week, o estilista apresenta uma coleção mais leve, colorida e estampada. Uma cartela de cores fortes e ousadas estará presente no desfile. Ganham destaque as cores verdes, azuis, vermelho, laranja, preto, branco e baunilha.

As peças-chave da coleção são os vestidos e as saias. A silhueta é justa, sinuosa, focando a cintura. As peças possuem bordados que remetem à vestimenta típica da África Central.Para compor os looks, Lorenzo arma parceria com a Le Postiche, que desenvolve acessórios exclusivos interferindo diretamente na silhueta.

Mario Queiroz

A coleção de verão de 2004 de Mario Queiroz valoriza um homem saudável e a união do corpo, com a alma e a moda. Os tecidos são tecnológicos e o uso do fio Amni aparece nos planos e malharias. O jeans e as sarjas coloridas também são pontos fortes da coleção. As cores suaves prevalecem em combinações sofisticadas. Os detalhes e estampas também são importantes no trabalho do estilista. Mario Queiroz também terá uma linha de acessórios que inclui óculos, relógios e calçados.

Rodrigo Fraga

Com o tema "O Papel de Parede", o estilista Rodrigo Fraga teve como ponto de partida para conceituar sua coleção de verão 2004 uma simples reforma que fez em sua casa. À medida que ia "descascando" a parede, surgiam pinturas antigas que traziam lembranças de sua vida, principalmente de seu pai, que já morreu. Nas palavras de Rodrigo, a coleção traz a imagem de seu pai por meio do papel de parede.

Entre os destaques desta coleção estão as estampas, inspiradas em papéis de parede, listras e patchwork. Na cartela de cores, o carro-chefe da coleção é o azul, mas contrastes de cores suaves, como azul e cinza, verde e azul e pinceladas de amarelo lavado também estão presentes. Elastano, nova sarja (algodão poliamida), algodão, náilon, índigo bruto, índigo listrado, voal de algodão, cambraia indiana e malhas diferenciadas são os tecidos utilizados.

Ronaldo Fraga

O tema da coleção de Ronaldo Fraga será "Costela de Adão". A inspiração vem das bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Em seu desfile o estilista também vai lançar a linha "Ronaldo Fraga para Filhotes", voltada para crianças de 0 a 10 anos. O hair e o make do desfile ficarão a cargo da rede Jacques Janine, patrocinadora do desfile.

Sais

A Sais, segunda marca de Amir Slama, da Rosa Chá, traz uma coleção inspirada em uma festa na praia, animada, colorida e divertida. No ar, uma atmosfera latina. As referências estão todas lá: estampas de flores, drinks furta-cor, bandeiras, mapas, marca dágua e cartoons. A areia é democrática e a palavra de ordem é o "Soy loco por ti".

A coleção traz soutiens que valorizam o colo, sem as estruturas rígidas. Os complementos também são mais soltos, relaxados, mas essencialmente femininos. As novidades são as amarrações e a pesquisa de materiais, com tecidos mais compactos.

O arco-íris da Sais mistura azul, verde, rosa, laranja, vermelho, amarelo, preto e branco. O resultado é uma alquimia de cores, formas e proporções suaves.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).