Folha Online Ilustrada Festival de Cannes
Festival de Cannes
22/05/2003 - 15h14

Tudo é Brasil

O curta "A Janela Aberta", de Phillippe Barcinski, que concorre à Palma de Ouro, recebeu menção honrosa no prêmio Arco-Íris, organizado pelo cineasta italiano Gillo Pontecorvo e dirigido a produções latinas em Cannes.

O probleminha é que a divulgação do prêmio se confundiu e anunciou para toda a imprensa que o premiado era "Castanho", curta brasileiro de Eduardo Valente.

Valente riu da confusão. "Para mim é ótimo, porque a versão importa mais do que o fato."

O principal prêmio Arco Íris foi dado ao italiano Marco Tulio Giordanna, por seu "La Meglio Gioventú" (A Melhor Juventude). O argentino "La Cruz del Sur" (A Cruz do Sul), de Pablo Reyero, também recebeu troféu.
Já o La Carrosse d'Or, prêmio oferecido por cineastas a um dos seus, foi dado este ano a Clint Eastwood, pelo conjunto de sua obra. O norte-americano concorre à Palma com "Mystic River", que será apresentado amanhã (sexta), véspera do encerramento da seção competitiva. (por Silvana Arantes)

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).