Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Festival do Rio BR 25/09/2003

Sinopses - Mostra Retrospectiva Mario Monicelli

BERTOLDO, BERTOLDINO E CACASENNO

Produção: Itália, 1984 (128min)
Sinopse: Na Itália medieval vivem Bertoldo, sua mulher Marcolfa e seu filho Bertoldino. Bertoldo, o chefe da família, é um homem de escárnio, hábil no convencimento. Ele sabe usar esse talento para aplicar golpes. Por causa de sua franqueza, ora ele cai nas graças do rei, ora é detestado. Bertoldo ensina ao filho todos os seus truques, e passam a agir juntos. Mas os dois se envolvem numa grande confusão, quando o rei anuncia o casamento de sua filha com um nobre fraco e ancião, porque se sabe que a princesa, na verdade, está apaixonada por um pintor plebeu. O filme é baseado numa antiga história já rodada duas vezes pelo cinema italiano, a primeira em 1936 e a segunda em 1954.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: LEO BENVENUTI, SUSO CECCHI D'AMICO, PIERO DE BERNARDI, MARIO MONICELLI
Com: UGO TOGNAZZI, MAURIZIO NICHETTI, ALBERTO SORDI, LELLO ARENA, MARGHERITA PACE

CARO MICHELE

Produção: Itália, 1976 (115min)
Sinopse: Adriana vive num asilo nos arredores de Roma. Ela é separada de seu marido, Oreste, mas sempre recebe a visita dos filhos Angelica e Viola. Nem a morte repentina de Oreste faz Adriana esquecer o filho Michele, que se mudou para Londres depois da revolta estudantil de 1968, e de quem ela morre de saudades. Os dois mantém uma farta correspondência. Certo dia, irrompe na vida dos familiares e amigos de Michele uma certa Mara, que diz ter um filho com ele. Ela provoca uma rápida reviravolta na vida da família, até receberem a notícia da morte de Michele em confrontos com a política, durante uma revolta estudantil. O filme deu a Monicelli o segundo Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim de 1976.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: SUSO CECCHI D'AMICO, TONINO GUERRA
Com: MARIANGELA MELATO, DELPHINE SEYRIG, FABIO CAPRI, AURORE CLEMENT, LOU CASTEL, ALFONSO GATTO

GOLPE DE ESTADO À ITALIANA

Produção: Itália, 1973 (102min)
Sinopse: Uma sátira à política, a partir de uma tentativa imaginária de golpe de Estado por alguns militares do tempo do fascismo. Convencidos de que precisam salvar a Itália da fragilidade da democracia, os militares da reserva planejam tomar o poder, cantando hinos como se a Segunda Guerra Mundial ainda não houvesse acabado e como se Mussolini não estivesse morto. Não podem imaginar que seus esforços serão amplamente manipulados pelos políticos italianos, que pretendem tirar proveito da desastrada tentativa de golpe em interesse próprio. O filme participou da competição oficial do Festival de Cannes de 1973.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: AGENORE INCROCCI, MARIO MONICELLI, FURIO SCARPELLI
Com: UGO TOGNAZZI, TINO BIANCHI, GIAN CARLO FUSCO, FRANÇOIS PÉRIER

VIVA ITÁLIA / OS NOVOS MONTROS

Produção: Itália, 1977 (115min)
Sinopse: Este filme, dividido em quinze pequenos episódios estrelados por três grandes atores cômicos (Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi e Alberto Sordi), retoma os personagens e a estrutura da comédia Os monstros, grande sucesso do cinema italiano, dirigido por Dino Risi em 1963. Entre os muitos personagens há mafiosos, policiais, aristocratas, novos ricos, terroristas e comediantes, sempre envolvidos em situações que beiram o absurdo. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1978.
Direção: MARIO MONICELLI, DINO RISI, ETTORE SCOLA
Roteiro: AGENORE INCROCCI, BERNARDINO ZAPPONI, RUGGERO MACCARI, GIUSEPPE MOCCIA, ETTORE SCOLA
Com: VITTORIO GASSMAN, UGO TOGNAZZI, ALBERTO SORDI, ORNELLA MUTI

O INCRÍVEL EXÉRCITO BRANCALEONE

Produção: Itália, 1966 (120min)
Sinopse: Brancaleone da Norcia, um cavaleiro medieval, recebe de um grupo de vigaristas um documento roubado que lhe confere a propriedade de um feudo chamado Aurocastro. Num primeiro momento, o nobre cavaleiro recusa a oferta, mas quando se vê diante de uma situação difícil, resolve aceitar a "herança" e partir em viagem. Ele e mais o grupo de vigaristas perambulam pela Europa atrás do tal feudo, e, no caminho, ganham a companhia de um homem iluminado que pretende chegar à Terra Santa.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: MARIO MONICELLI, AGENORE INCROCCI, FURIO SCARPELLI
Com: VITTORIO GASSMAN, CATHERINE SPAAK, FOLCO LULLI, GIAN MARIA VOLONTÉ, MARIA GRAZIA BULCELLA

OS COMPANHEIROS

Produção: Itália, 1963 (130min)
Sinopse: Um professor idealista viaja pela Itália com o objetivo de conscientizar e organizar os operários, iniciando um forte movimento de reivindicações por menos horas e melhores condições de trabalho. Indicado para o Oscar de melhor roteiro, este é um dos filmes mais conhecidos de Monicelli, considerado uma das melhores atuações de Marcelo Mastroianni (que vive o professor) e um marco dos anos 1960.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: MARIO MONICELLI, AGENORE INCROCCI, FURIO SCARPELLI
Com: MARCELLO MASTROIANNI, RENATO SALVATORI, GABRIELA GIORGELLI, FOLCO LULLI, BERTRAND BLIER

OS ETERNOS DESCONHECIDOS

Produção: Itália, 1958 (111min)
Sinopse: Cansado da vida miserável e dos pequenos delitos que é obrigado a cometer para ganhar dinheiro, o ex-boxeador Peppe resolve organizar o assalto perfeito. Ele monta sua gangue, formada por um ladrão aposentado, um fotógrafo sem câmera, um ex-jóquei e um siciliano. O plano é aparentemente infalível e envolve a ocupação de um apartamento vazio em que uma das paredes dá diretamente para um cofre, recheado de dinheiro. Basta quebrar a parede e arrombar o cofre. Mas, é claro, a história não correrá de maneira tão simples. É uma sátira aos grandes filmes de assalto do cinema americano. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, é até hoje considerado um dos grandes clássicos da comédia italiana e um dos melhores filmes de Mario Monicelli.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: SUSO CECCHI D'AMICO, AGENORE INCROCCI, MARIO MONICELLI, FURIO SCARPELLI
Com: MARCELO MASTROIANNI, VITTORIO GASSMAN, TOTÓ, RENATO SALVATORE

PAIS E FILHOS

Produção: Itália, 1957 (92min)
Sinopse: Na Roma dos anos 1950, um casal de jovens namorados tenta fugir da vigilância obsessiva de seus pais. Eles precisam usar a criatividade para ganhar alguns momentos de tranqüilidade. Esse é um dos primeiros grandes sucessos de Mario Monicelli, sem contar os filmes com o comediante Totò co-dirigido com Steno. Foi também o filme que rendeu a Monicelli o primeiro dos três Ursos de Prata que recebeu, como melhor diretor, no Festival de Berlim.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: AGENORE INCROCCI, MARIO MONICELLI, FURIO SCARPELLI
Com: GABRIELE ANTONINI, EMMA BARON, VITTORIO DE SICA, RUGGERO MARCHI, MARCELO MASTROIANNI, MARISA MERLINI

ROSSINI

Produção: Itália/França, 1990 (151min)
Sinopse: Gioacchino Rossini passa sua velhice na cidade de Passy, próxima a Paris, na França, onde vive com sua segunda mulher, Olimpia Pellisier. Ali, o grande compositor italiano recorda toda sua vida, da infância no campo italiano, passando por seu primeiro grande sucesso musical, ainda muito jovem; por seu primeiro grande amor, a famosa cantora Maria Marcolini; pela estréia no Scala de Milão, com La pietra di paragone, e pelo surpreendente fracasso inicial da ópera Berbiere di Siviglia, que, mais tarde, viria a se tornar a sua ópera mais popular. O filme recebeu o prêmio David de Donatello de melhor figurino.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: NICOLA BADALUCCO, BRUNO CAGLI, SUSO CECCHI D'AMICO, MARIO MONICELLI
Com: PHILLIPE NOIRET, VITTORIO GASSMAN, ASSUMPTA SERNA, SERGIO CASTELLITO, JACQUELINE BISSET, SABINE AZEMA

SENHORAS E SENHORES, BOA NOITE

Produção: Itália, 1976 (118min)
Sinopse: Em um trem imaginário, que tem como condutor Marcello Mastroianni, vários episódios absurdos se sucedem: uma entrevista com um ministro corrupto, defensor da lei do mais forte; uma aula de inglês ministrada por dois agentes secretos americanos; a história de um menino napolitano que tenta se suicidar, por estar cansado de cuidar de seus oito irmãos; uma entrevista com um sociólogo alemão que defende uma solução nada ortodoxa para a superpopulação do mundo, e vários outros esquetes. No fim, o tradicional "senhoras e senhores, boa noite" conclui essa jornada hipotética, que se revela uma sátira à programação de TV.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: AGENORE INCROCCI, LEO BENVENUTI, LUIGI COMENCINI, PIERO DE BERNARDI, NANNI LOY, RUGGERO MACCARI, LUIGI MAGNI, UGO PIRRO, ETTORE SCOLA
Com: MARCELLO MASTROIANNI, FELICE ANDREASI, NINO MANFREDI, UGO TOGNAZZI, PAOLO VILLAGGIO, VITTORIO GASSMAN, ADOLFO CELI

TOMARA QUE SEJA MULHER

Produção: Itália/França, 1985 (120min)
Sinopse: O conde Leonardo, um nobre decadente em apuros financeiros, volta para a sua família na esperança de convencer a ex-mulher, Elena, a vender sua grande propriedade de campo. Reunidos na casa, a matriarca, seus irmãos e Leonardo passam a acertar contas com o passado, enquanto esperam o nascimento de um novo integrante da família. Vencedor de sete prêmios David de Donatello, o Oscar italiano.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: SUSO CECCHI D'AMICO, MARIO MONICELLI, TULLIO PINELLI, LEONARDO BENVENUTTI
Com: CATHERINE DENEUVE, LIV ULMANN, PHILLIPE NOIRET, STEFANIA SANDRELLI, BERTRAND BLIER, GIULIANO GEMMA Produção: Itália, 1974 (110min)
Sinopse: O operário milanês Giulio Basletti casa-se com Vicentina Rotunno, uma mulher muito mais jovem. Com muitas dificuldades, ele consegue um apartamento novo equipado com geladeira e TV. Mas Vicentina conhece o policial Pizutto, jovem como ela, e também vindo do sul da Itália. A simpatia entre os dois é imediata, assim como o ciúme de Basletti. Uma carta anônima só piora a situação, com conseqüências tragicômicas.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: MARIO MONICELLI, AGENORE INCROCCI, FURIO SCAPELLI
Com: UGO TOGNAZZI, ORNELA MUTTI, MICHELE PLACIDO

CAROS F AMIGOS

Produção: Itália, 1994 (118min)
Sinopse: Itália, fim da Segunda Guerra. O país está arrasado, os homens desempregados, a dificuldade de sobreviver é enorme. Em Florença, as tropas aliadas acabaram de expulsar o exército alemão. Um homem chamado Deici, que se diz ex-pugilista e gerente de boxeadores, resolve organizar um campeonato de boxe para levantar algum dinheiro. Ele sai pela cidade para reunir jovens interessados em participar da empreitada. Selecionado para o Festival de Berlim de 1994, o filme recebeu uma menção honrosa do júri.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: LEO BENVENUTTI, SUSO CECCHI D'AMICO, PIERO DE BERNARDI, MARIO MONICELLI
Com: PAOLO VILLAGIO, MASSIMO CECCHERINNI, VITTORIO RAP, PAOLO HENDEL, EVA GRIMALDI, NOVELLO NOVELLI

EM BUSCA DO PARAÍSO

Produção: Itália/França, 1995 (108min)
Sinopse: A saga de uma mulher italiana contemporânea é narrada pela história fictícia de Claudia Bertelli. Nascida em Milão, em 1949, de uma famíila rica, ela tem uma personalidade rebelde e independente. Expulsa do colégio, ela se torna mãe solteira, contrariando os valores de seus pais. Entra para a Universidade de Milão e se envolve no movimento estudantil, para depois dedicar-se ao movimento feminista e casar-se. Mais tarde, separada, Claudia viaja para a África, onde trabalha como médica cuidando de doentes miseráveis. Por fim, torna-se uma freira e morre, pacificamente, em 2011.
Direção: MARIO MONICELLI Roteiro: LEONARDO BENVENUTTI, SUSO CECCHI D'AMICO, PIERO DE BERNARDI, MARIO MONICELLI
Com: MARGHERITE BUY, AURORE CLEMENT, PHILLIPE NOIRET, DARIO CASSINI

PARENTE É SERPENTE

Produção: Itália, 1992 (105min)
Sinopse: Durante a tradicionalíssima festa de Natal da família Colapietro, a alegria é interrompida quando a matriarca declara que ela e seu marido estão muito velhos para ficarem sozinhos naquela enorme casa. Comunica, então, uma decisão irrevogável: vai pôr a casa à venda e morar com um dos filhos. Mas, é claro, nenhum deles quer dar abrigo aos pais, e o que era para ser apenas mais uma ceia de Natal acaba se tornando uma grande confusão, de conseqüências tragicômicas.
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: CARMINE AMOROSO, SUSO CECCHI D'AMICO, PIERO DE BERNARDI, MARIO MONICELLI
Com: TOMMASO BIANCO, RENATO CECCHETTO, MARINA CONFALONE, CINZIA LEONE

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).