Folha Online Inverno Online
08/07/2003

Festival de Cinema e restaurantes são atrações de Gramado

da Folha Online

Quando o tapete vermelho é estendido, sempre no mês de agosto, os holofotes são direcionados para o céu e os flashes dos fotógrafos grudam nos artistas que, todo ano, prestigiam o Festival de Cinema de Gramado. Mas a pequena e charmosa cidade da serra gaúcha não vive só do festival.

Apesar de “nova”, Gramado é um dos destinos mais procurados do país, especialmente no inverno, e tem infra-estrutura para receber até 10 mil pesoas, no máximo, durante a temporada.

Além da fama pelo cinema nacional, Gramado reúne um conjunto de restaurantes de diversas especialidades, como os de comida italiana e alemã, em maioria, além das particulares cozinhas de caça, os cafés coloniais e as galeterias e churrascarias.

Mas o que mais chama a atenção em Gramado são os chocolates --famosos em todo o país-- e os doces, encontrados em lojas que costumam lotar de tantos clientes à procura do sabor único do produto local.

Por estar na serra gaúcha, Gramado tem temperatura amena no verão e, no inverno, registra alguns graus negativos e muita serração. Entre julho e agosto, por exemplo, a névoa é constante, durante o dia e durante a noite, em períodos variados.

A cidade tem muito verde e explora o turismo rural e de aventura em parques e florestas, com pinheiros, hortênsias e outras flores. Seu estilo colonial é da Bavária e as quedas d’água que existem na cidade são ótima atração.

O parque Knorr, projetado por Oscar Knorr, tem bosques com hortênsias em toda sua extensão.

Outra atração que merece ser visitada é o minimundo. Construído em 1981, a cidade em miniatura tem réplicas de marcos alemães como o castelo de Neuschvvanstein e a catedral de Sttugart.

A cidade está preparada para receber turistas durante todo o ano: em fevereiro, tem Carnaval de rua; em abril, faz o “Gramado Aleluia”; em maio, a “Festa da Colônia”; entre junho e julho, abriga o “Festival Mundial de Publicidade”; em agosto, o festival de cinema; em outubro, um festival de turismo; e entre novembro e dezembro, o “Natal Luz”.


Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).