Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

Números

1

A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos foi disputada em 1951, em Buenos Aires (Argentina). A competição na capital argentina aconteceu entre os dias 25 de fevereiro e 8 de março daquele ano.

Santo Domingo, palco dos Jogos Pan-Americanos-2003, foi a primeira cidade fundada na América, em 1496, por Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo, o descobridor do continente.

2

Foi o número de ouros obtido pelo Brasil nos Jogos da Cidade do México-1955, que deixou o país em sétimo no quadro de medalhas. Até hoje, este é o pior desempenho brasileiro em uma edição dos Jogos.

3

O triplista Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro atleta da história do Pan a ganhar três títulos seguidos no atletismo. Bicampeão olímpico (1952 e 1956), Adhemar foi ouro no salto triplo nos Pan de 1951, 55 e 59.

4

O Brasil ganhou o direito de organizar o maior evento das Américas só na quarta edição, em 1963, quando São Paulo foi palco da competição. Os brasileiros voltarão a receber o Pan em 2007, no Rio de Janeiro.

5

É número de conquistas de ouro do Brasil no salto triplo. Além das três vitórias de Adhemar Ferreira da Silva, a prova também viu um brasileiro no lugar mais alto do pódio em 1975 e 1979, ambas com João do Pulo.

6

Djan Madruga é o brasileiro que mais vezes subiu ao pódio em uma única edição dos Jogos. O nadador ganhou seis medalhas (três pratas e três bronzes) no Pan de San Juan-1979.

7

Cláudio Kano, morto em 1996, ganhou sete medalhas de ouro no tênis de mesa na história do Pan. No entanto ele não soma nenhuma conquista na competição individual.

8

É o número de ouros que o Brasil ganhou no remo no Pan-Americano. No entanto a última conquista foi há 16 anos, em Indianápolis, com os irmãos Ricardo e Ronaldo Carvalho (dois sem).

Em Santo Domingo, o mesa-tenista Hugo Hoyama conquistou sua oitava insígnia de ouro, tornando-se no atleta brasileiro com mais ouros na história dos Jogos --à frente de Gustavo Borges e Kano, ambos com sete.

9

Número de medalhas de ouro conquistadas pelo Uruguai na história. O país sul-americano não somou nenhum ouro na última edição do Pan, em 1999, em Winnipeg (Canadá).

10

A República Dominicana é o décimo país a organizar os Jogos, juntando-se ao grupo formado por Argentina, EUA, México, Porto Rico, Brasil, Colômbia, Venezuela, Canadá e Cuba.

11

Segunda maior força esportiva das Américas, Cuba ganhou o direito de receber o Pan só na 11ª edição, em 1991. Em Havana, os caribenhos ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas.

12

Em Mar Del Plata-1995, o mesa-tenista Cláudio Kano atingiu a marca de 12 medalhas, superando na época o recorde do ex-nadador Djan Madruga, que subiu 11 vez ao pódio.

13

Número de medalhas que o Brasil ganhou no caratê, após a inclusão da modalidade em Mar Del Plata-1995. Foram cinco pódios na Argentina e outros oito em Winnipeg-1999.

14

Total de ouros que o Brasil ganhou nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo-1963. Esse número foi batido pela primeira vez em Havana-1991, quando o país esteve 21 vezes no lugar mais alto do pódio.

15

Recorde de pódios que Gustavo Borges alcançou em três participações em Pan (1991, 1995 e 1999). O nadador, que compete em três provas em Santo Domingo, soma sete ouros, seis pratas e dois bronzes.

16

Em Indianápolis-1987, o basquete brasileiro quebrou um jejum de 16 anos sem um ouro. A equipe liderada por Oscar Schmidt e Marcel venceu os anfitriões norte-americanos por 120 a 115.

17

Antes de brilhar na NBA (liderou o Chicago Bulls a seis títulos da liga), Michael Jordan disputou o Pan de Caracas-1983, teve média de 17,3 pontos por jogos e conduziu os EUA ao ouro.

18

Total de países que ganharam ao menos uma medalha de ouro no Pan de Winnipeg-1999. Sete deles (Porto Rico, Chile, República Dominicana, Equador, Bermudas, Antilhas Holandesas e Suriname) somaram só uma.

19

Número de ouros que o Brasil ganhou na natação na história do Pan. Sete delas vieram nas piscinas de Winnipeg-1999, sendo quatro com a participação do catarinense Fernando Scherer.

20

Em 1987, o tênis brasileiro quebrou um tabu de 20 anos sem uma conquista. Fernando Roese venceu a simples masculina, e Gisele Miró, a feminina. Juntos foram bronze nas mistas.

21

Em Havana-91, o Brasil somou 21 ouros, apenas um a menos do que o Canadá, que terminou em terceiro lugar na classificação final. Esse número de insígnias douradas foi batido em Winnipeg-99 (25).

22

O Brasil ganhou medalha em 22 esportes no Pan de 1995. A natação foi a modalidade que mais pódio conseguiu (16), seguido pelo judô (13), atletismo (12) e tênis de mesa e caratê, ambos com cinco.

23

As duas edições do Pan realizadas em Winnipeg (Canadá), em 1967 e 1999, tiveram início no dia 23 de julho. Ambas também terminaram num mesmo dia, 8 de agosto.

24

Total de esportes em que o Brasil já ganhou ao menos um ouro na história do Pan. Na liderança, aparece o atletismo (32), seguido pelo iatismo (21), natação (19) e judô (16).

Em Santo Domingo, a vela chegou a marca de 24 ouros em Pan-Americanos, sendo três na capital dominicana --Robert Scheidt (laser), Ricardo Winicki (mistral) e Bruno Amorim e Dante Bianchi (snipe). A vela é superada só pelo atletismo (36).

25

Em Winnipeg-1999, o Brasil conquistou 25 medalhas de ouro, recorde do país na competição. O atletismo e a natação lideraram, ambos com sete, sendo as únicas modalidades com mais de um ouro.

26

Número de pódios obtidos pelo Brasil em Winnipeg-1967. Foram 11 de ouro, dez de prata e cinco de bronze, que deixaram os brasileiros atrás apenas dos EUA e do Canadá no quadro geral de medalhas.

27

Total de pontos que Michael Jordan marcou contra o Brasil no Pan de Caracas-1983. O então futuro astro da NBA conseguiu nesse jogo (16 de agosto) seu melhor desempenho nos oito jogos que disputou.

28

Em Santo Domingo, a esgrima brasileira não conseguiu quebrar o tabu de 28 anos sem pódio. A última medalha veio na espada por equipes na Cidade do México-1975.

29

Idade da pivô Alessandra Santos de Oliveira, jogadora mais velha da equipe feminina de basquete, que foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003.

30

No Pan-1995, mais de 30 países subiram ao pódio. Exatos 31 ganharam medalhas na competição de Mar del Plata, recorde que não foi igualado nem mesmo em Winnipeg-1999.

37

O Brasil compete em 37 esportes no Pan-Americano de Santo Domingo. O país não tem representante apenas no hóquei na Grama, patinação velocidade, pelota basca, raquetebol e softbol.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).