Folha de S.Paulo Moda
*número cinco *sexta-feira, quatro de abril de dois mil e três
Folha Online
 
Texto anterior | Próximo texto | Índice

moda / espelho

a cara da nova estação

maquiadores sugerem as tendências para o outono-inverno

Mudança de clima, mudança de maquiagem. Novas cores, novos produtos, novos estilos de beleza. Na página ao lado você vê os quatro principais temas da estação (neutro, romântico, misterioso e delírio), interpretados pelo beauty-artist Robert Estevão, um dos mais descolados do momento na cena fashion. Aqui, conhecemos também as sugestões dos experts sobre produtos e escolhas feitas na hora de maquiar. "Sempre antes de começar passo um hidratante da Clinique", diz Estevão, enquanto trabalhava sobre o rosto da modelo Renata Klem, também uma das revelações das passarelas do inverno 2003.

Para Marcos Lopes, consultor da Natura, os tons de marrom são tendência forte. Sombra chocolate nos olhos e muito rímel. As mais descoladas podem usar lápis e sombra também embaixo dos olhos. "Só tem que tomar cuidado para não deixar o olhar triste", diz. Itens obrigatórios: delineador e sombra preta. "Blush de efeito bronzeado também é legal para manter a corzinha do verão."

Consultor de O Boticário e maquiador das celebridades, Kaká moraes indica o novo blush líquido da marca: "É ótimo para o inverno, quando ficamos com o rosto mais clarinho". Para as mais fashion, Kaká recomenda investir em olhos esfumados e muito gloss.

Dentro deste segmento fashion, o top Daniel Hernandez, que assina a capa desta edição, sugere as cores laranja, rosa pastel e lilás, para boca e sombra. Mas para os olhos, seu produto preferido mesmo é o rímel de que todos os maquiadores estão falando: The Mascara, de Kevyn Aucoin (supermaquiador americano morto em agosto de 2002). Feito de látex, ele não borra, não escorre e não faz sujeira na hora de tirar. Pena que não venda por aqui. Entre os que podem ser comprados no Brasil, Daniel acha que o melhor é o da M.A.C. Dica que vale ouro: o Beauty Flash Balm, da Clarins. Passe um pouquinho antes do make e a pele fica iluminada, radiante. "Você volta a ter 15 anos", brinca Daniel.

O momento agora é de mais experimentação, história legitimada nas duas últimas temporadas em Paris, em que estilistas e maquiadores se mostraram mais criativos. Sob essa ótica, Robert Estevão trabalha aqui dentro da proposta "Delírio", em que a referência é David Bowie nos anos 70 -ícone da moda e da música que continua atual.

Vale brincar nas cores, o que foi feito com produtos importados e profissionais: a sombra azul da marca Make-Up Forever e o blush avermelhado Red 19D, da supermarca japonesa Shuemura.

camila yahn

maquiagem robert estevão (molinos & trein) / fotos rodrigo marques (studio m3) / modelo renata klem (marilyn) / fotos produto dario de souza


Veja a galeria

Texto anterior | Próximo texto | Índice

 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).