Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Mostra BR de Cinema

Blog

Aqui você fica sabendo dos bastidores da 27ª Mostra BR de Cinema, que vai de 17 a 30 de outubro de 2003. As notas são da equipe da Folha Online, da Folha de S.Paulo e do Guia da Folha, e foram presenciadas durante as sessões ou eventos da Mostra.


27/10/2003 - 21h45

No chão

No domingo, dia 26, o Cinearte vendeu dez ingressos (cobrando metade do valor) para quem aceitou assistir sentado no chão a "O Mesmo Amor, a Mesma Chuva". O filme é dirigido pelo argentino Juan José Campanella, cujo "A Filha da Noiva" está em cartaz em São Paulo desde novembro do ano passado.



27/10/2003 - 21h41

Sem sorte

Também no dia 26, o turco "Distante" não teve a mesma sorte. O filme não chegou a lotar o Cinearte, e dezenas de pessoas saíram durante a sessão.

Vencedor de melhor direção (Nuri Bilge Ceylan) e atores (Muzaffer Ozdemir e Mehmet Emin Toprak) no Festival de Cannes deste ano, "Distante" mostra a difícil convivência de dois primos em um apartamento em Istambul. Quem ficou até o final não deve ter se arrependido.


27/10/2003 - 21h39

Corte inesperado

Na última terça, dia 21, a exibição do filme britânico "Em Nome de Deus", no Cinemark Villa-Lobos, foi cortada no minuto final.

Depois de quase dez minutos de reclamações do público e um atrasado pedido de desculpas do funcionário da mostra, apresentou-se o que restava do filme. Cerca de 40% do público já tinha deixado a sala.


23/10/2003 - 16h59

Avaliação

Será apresentado no sábado, dia 25, o júri que vai avaliar e premiar os melhores filmes da Mostra BR de Cinema de São Paulo.

Formado pelo diretor japonês Kiju Yoshida, a produtora chinesa Peggy Chiao, o diretor americano Jim McBride, o produtor alemão Ulrich Felsberg, o diretor do Pesaro Film Fest, Giovanni Spagnoletti, e o ator e diretor Anselmo Duarte, o júri avaliará 107 filmes.


22/10/2003 - 23h05

O último retorno

Em tempo, o russo "O Retorno", premiado com o Leão de Ouro em Veneza, passa pela última vez (ele ainda não ganhou sessões extras) nesta quinta, dia 23, às 17h20 no Unibanco Arteplex 1.

Corra, ligue, pode ser que ainda tenha ingresso.


22/10/2003 - 22h58

Adeus (mesmo), Lênin!

Pode ir dizendo adeus a um dos filmes mais concorridos da Mostra. Os ingressos para "Adeus, Lênin", do alemão Wolfgang Becker, que está em São Paulo, se acabam rapidinho, assim que são colocados à venda.

Foi assim na sessão de hoje das 22h no Arteplex Unibanco. Tanto ele quanto "O Retorno", do russo Andrey Zvyagintsev, estavam esgotados bem antes da sessão. E ninguém entra sem ingresso, ninguém pode sentar no chão (ao menos no Arteplex).

A última chance para ver "Adeus, Lênin" --nem tanto a última, pois ele deve ganhar sessões extras até o fim da Mostra-- é no sábado, dia 25, às 15:45, na Sala UOL de Cinema.


22/10/2003 - 16h22

"Benjamim"

Ficou repleta de estrelas a platéia do Cinesesc na primeira apresentação de "Benjamim", de Monique Gardemberg, em São Paulo.

Além do elenco --o mestre Paulo José, a estreante Cléo Pires, Chico Diaz, Danton Mello, Rodolfo Botino e Guilherme Leme, entre outros--, outras "celebs" prestigiaram o filme baseado no livro homônimo de Chico Buarque.

Os diretores Roberto Gervitz ("Feliz Ano Velho"), Murilo Salles ("Seja o que Deus Quiser!") e Ricardo Elias ("De Passagem"), a atriz Maria Luísa Mendonça, o cantor e compositor Arnaldo Antunes (que fez a trilha sonora do filme) e Paula Lavigne, produtora de "Benjamim".

Amilcar Claro, André Klotzel, Carlos Adriano, Bernardo Vorobow e Lauro Escorel também passaram pela sessão.


22/10/2003 - 16h14

Aplauso

A cena aconteceu na primeira exibição de "Alila", o novo filme de Amos Gitai, que foi exibido ontem, terça-feira, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Terminado o filme, um silêncio reinou na platéia, de onde apenas uma pessoa saiu em defesa do longa israelense com palmas, mal-sucedidas.

Será que o público não aplaudiu porque não gostou do filme ou porque ainda precisava de algumas horas para entender aquilo que um dos cineastas mais controversos da atualidade quis dizer?


20/10/2003 - 15h05

Estacionamento

A dica é de quem passou por isso: quem for assistir às últimas sessões da Mostra no Conjunto Nacional tem de prestar atenção ao horário de funcionamento do local onde deixar o carro. Se o filme passar da meia-noite, seu carro pode ficar preso no estacionamento, pois nem todos funcionam 24h. O melhor, neste caso, é parar no estacionamento do Conjunto Nacional (entrada pela rua Padre Manoel) e pegar o carimbo do cinema. A parada fica por R$ 5.


16/10/2003 - 18h25

Corra à bilheteria

Começou a correria! Os ingressos para as duas sessões iniciais de "Elefante", o vencedor de Cannes, já se esgotaram. Sexta e sábado não dá mais. Hoje, ainda há ingressos para ver ao filme de Gus van Sant no domingo.

Em tempo: os pacotes de 20 ingressos também já acabaram.


14/10/2003 - 21h37

Expectativa

Causa frisson a estréia da Mostra BR de Cinema no CEU (Centro Educacional Unificado) Jambeiro, na próxima sexta, às 16h.

O filme de animação "Kiriku e a Feiticeira" abre a mostra popular, e "Fala Tu", de Guilherme Coelho, sobre três rappers cariocas, encerra o dia, a partir das 21h.

A sessão é programada para 450 pessoas.


14/10/2003 - 21h35

Festa

São esperadas 1.600 pessoas para a abertura da 27ª edição da Mostra Internacional de Cinema, nesta quinta, às 21h. O filme, claro, importa: será "As Invasões Bárbaras", de Denys Arcand, premiado em Cannes, que será exibido em nove salas simultaneamente. Depois, no entanto, haverá uma "recepção".

Haverá projeções de filmes em diversos lugares da Galeria Prestes Maia. O som da festa fica por conta dos DJs Marcus Preto, Gus e Liberato, e o buffet será Roji, sob o comando da chef Thais Roji, pupila de Alex Atala e Rita Lobo.


14/10/2003 - 21h34

Homenagem

Anselmo Duarte é homenageado nesta edição da Mostra BR de Cinema.

Um curta sobre ele, "Cinema Pagador", de Henrique Pires e Isabel Ribeiro, e a exibição dos seus "O Pagador de Promessas" e "Absolutamente Certo" na programação do evento, querem fazer justiça ao cineasta, que também é membro do júri que escolherá os melhores filmes do festival paulista.



Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).