Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Petrobras 50 anos 03/10/2003

Primeiro poço do país vive no abandono

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Erguido a 500 metros do local onde o poço pioneiro foi perfurado e jorrou petróleo pela primeira vez no país, em 23 de dezembro de 1939, o monumento que simboliza o início da produção nacional está abandonado, em Lobato, periferia de Salvador (Bahia).

Quem passa pelo local observa um cenário desanimador. A rua que dá acesso ao marco está completamente esburacada, não existe nenhuma sinalização para orientar o turista, quase todas as casas do bairro não têm saneamento básico, e a PM recomenda que se evite a área à noite, por causa dos constantes assaltos.

Com quase 3 m de altura, o monumento é simples e tem o rosto do ex-presidente Getúlio Vargas (todo riscado) e o brasão da "República dos Estados Unidos do Brasil". Ao lado, lixo acumulado e mato servem de moradia para ratos e baratas. Na parte de trás, falta uma placa, destruída. A pequena grade de ferro que cerca a obra serve para moradores estenderem a roupa para secar.

"Como não temos espaço dentro de casa, nós temos de ocupar a grade", afirma Lenira Ferreira Xavier, 52, uma espécie de "guia turística" do monumento.

Casada, 12 filhos, Lenira diz que a obra é muito procurada por estudantes e professores da rede pública. "As pessoas querem conhecer a história. É uma pena que tudo esteja abandonado."

A descoberta de petróleo no local foi registrada em um cartório de Salvador. O poço começou a produzir em 31 de janeiro de 1940, 13 anos antes da Petrobras.

Lobato parou de produzir petróleo em dezembro de 1978. No local, há ao menos dez casas construídas. A Petrobras diz que o crescimento urbano tornou insegura a continuidade operacional.

A empresa afirma que os trabalhos de recuperação da obra começam hoje, no cinquentenário, com um plano que prevê a transferência do monumento para o local exato do poço, a construção de um centro comunitário no local e a revitalização na região.

Segundo o divulgado, serão gastos R$ 2 milhões, e o projeto deverá estar concluído em março.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).