Folha Online 
Dinheiro

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Petrobras 50 anos 03/10/2003

Relatório Link: Geólogo dos EUA sugeriu desistir de exploração no país

RAFAEL CARIELLO
da Folha de S.Paulo, no Rio

Se dependesse do relatório da primeira equipe encarregada pela Petrobras de estudar a viabilidade da produção no país, "talvez tivesse sido mais negócio fechar tudo e comprar óleo de fora".

A frase do geólogo Giuseppe Bacoccoli, professor da UFRJ, é a conclusão lógica do trabalho chefiado pelo americano Walter Link, que, entre 1954 e 1960, esteve à frente do Departamento de Exploração da estatal.

Em uma única passagem, chega a sugerir que poderia "ser melhor" a exploração do "escudo continental" (mar). Mas o norte-americano repisa em diversos momentos sua conclusão de que seria um desperdício de recursos insistir nas explorações no país. Bacoccoli, que trabalhou na Petrobras de 65 a 97, diz que, do ponto de vista técnico, o geólogo americano tinha razão no que diz respeito à exploração em terra. "Exploração no mar era novidade."

O professor trabalhou no primeiro poço perfurado no mar pela estatal. A plataforma continental se revelaria, a partir dos anos 70, o trampolim para a meta brasileira de auto-suficiência.

Link podia estar certo, mas, segundo Hélio Pereira da Silva, 78, que integrou a equipe do geólogo, também faltou sorte. Em Sergipe, por exemplo, onde mais tarde seria encontrado o campo de Carmópolis, "foi escolhida uma locação em que se furou e não deu em nada".

Link chegou a ser acusado de estar a serviço da petrolífera americana Standard Oil, sua ex-firma.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).