Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Paulo, 450 12/10/2003

Em busca do glamour perdido

LUIZ CAVERSAN
da Folha de S.Paulo

Houve um tempo, e não faz muito, em que São Paulo era pequena, pelo menos no que se referia ao mundo das artes, da cultura ou mesmo da moda chique.

Antes dos Jardins, afirma o artista plástico e ex-diretor da Pinacoteca do Estado, Emanoel Araújo, o que importava há 40 anos era o pedaço da cidade que ficava do outro lado do viaduto do Chá.

Avenidas Ipiranga, São João, ruas Barão de Itapetininga, Sete de Abril, 24 de Maio e, sobretudo, praça da República e avenida São Luiz encerravam o que havia de mais importante para o paulistano "in" dos anos 50 e 60. Dos lendários bares Brahma e Jeca às lojas chiques Old England e For Men, passando pela Casa Manon, de instrumentos musicais, Breno Rossi, de discos, à livraria Francesa, entre outros points, havia todo um roteiro cultuado, que se opunha à badalação "moderninha" da rua Augusta e à engajada Maria Antônia.

Foi em meio ao movimento das galerias de arte, livrarias, lojas de disco ou de roupas de bom gosto e dos bares da moda que o então jovem artista baiano Emanoel Araújo tomou contato com São Paulo, em 1963, quando aqui chegou com uma carta de apresentação do amigo Jorge Amado.

Clique no trajeto abaixo para ler as lembranças de Emanoel Araújo.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).