Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Paulo, 450 05/10/2003

Entre gueixas, futebol e medicina

AURELIANO BIANCARELLI
da Folha de S.Paulo

Moacyr Lopes Jr/Folha Imagem
Vicente Amato Neto
O adolescente Vicente Amato Neto fazia questão de espalhar seus livros de biologia e suas anotações no quintal da casa onde a família morava, na rua Santa Luzia (centro), número 23. A mãe, dona Aída, nunca soube por que o filho gostava de fazer ali sua lições.

Vicente sabia muito bem. No meio das manhãs, quando a mãe se ocupava com o almoço, ele arrastava um banco para junto do muro, subia na ponta dos pés e tinha a "visão do paraíso": gueixas nuas tomando banho em tonéis fumegantes, fazendo gracinhas incompreensíveis, sem ligar para o topete daquele moleque espiando sobre o muro.

Clique no trajeto abaixo para ler as lembranças de Amato Neto pela cidade em que nasceu, onde estudou e por intermédio da qual se tornou referência nacional em infectologia.



Vicente Amato Neto, 75, é ex-professor-titular de doenças infecto-contagiosas da Faculdade de Medicina da USP, foi superintendente do Hospital das Clínicas e secretário da Saúde do Estado.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).