Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Paulo, 450
Turismo no centro histórico Turismo pouco conhecido e barato Turismo por
cima e por baixo
20/09/2003

Turismo no centro histórico

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

No passado, o barulho dos saltos altos sobre o calçadão, a tranquilidade dos passeios familiares e as moradias requintadas. Hoje, a gritaria dos vendedores ambulantes, o vaivém incessante e a realidade dos cortiços.

Após 40 anos de degradação, o centro ainda guarda muitos encantos. A arquitetura e a história estão sendo recuperadas e contadas por guias em um passeio a pé gratuito, organizado pela Secretaria Estadual do Esporte e Turismo.

De terça a domingo, às 10h e às 14h, paulistanos, visitantes de outros Estados e estrangeiros podem descobrir ou redescobrir essa região da cidade. O passeio não inclui visitas internas a todos os locais que constam do roteiro. São cerca de 3 km em apenas duas horas.

Roteiro a Pé - terça a domingo, às 10h e às 14h. Saída na praça Antonio Prado, 9. Informações: 0/xx/11/ 3241-5822 (ramal 221).

1- Banco São Paulo

R.C/Folha Imagem
O passeio pelo centro de São Paulo começa num belo prédio localizado no número 347 da rua 15 de Novembro. Construído em 1938 para abrigar o antigo Banco São Paulo, o edifício é usado hoje pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

O prédio art déco tem detalhes em ferro aparente, lustres feitos de alabastro e chão de mosaico esmaltado assinado pelo italiano Ferdinando Gennari.

2- BM&F

R.C/Folha Imagem
No edifício onde hoje funciona a Bolsa de Mercadorias & Futuros, é possível acompanhar, por meio de um telão, um pouco da movimentação dos operadores.

3- Prédio Sede Banespa

O.D.O/Folha Imagem
De costas para a BM&F, avista-se o edifício Altino Arantes (Prédio Sede Banespa), inaugurado em 1947. Projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral, tem 161 metros de altura --é o terceiro mais alto de São Paulo. De sua torre, tem-se uma visão de 360º da cidade, de onde se vê os prédios da avenida Paulista, o Pico do Jaraguá e a Serra da Cantareira.

4- Mosteiro de São Bento

M.L.J/Folha Imagem
No largo São Bento, ficam o colégio, o mosteiro e a igreja. O passeio inclui uma visita ao interior da Igreja São Bento, construída em estilo eclético, onde se pode ver uma réplica de Pietà (famosa estátua de Michelangelo), um crucifixo barroco de 1777 e uma imagem da Virgem de Kasperovo, de 1893. Trazida por russos foragidos da revolução socialista, a peça é incrustado de rubis, turquesas e 6.000 pérolas do mar Negro.

Quem gosta de canto gregoriano pode, aos domingos, assistir às missas da São Bento, celebradas às 10h, e ouvir o som do órgão da igreja --segundo maior da cidade, com 6.000 tubos. Mas são os quitutes produzidos pelos monges beneditinos os responsáveis pelas longas filas formadas diariamente. Em questão de minutos, as fornadas do pão são bento (de mandioquinha), do bolo santa escolástica (de maçã e nozes) e do bolo dos monges (de ameixa e banana) desaparecem.

5- Edifício Martinelli

Divulgação
O prédio é primeiro arranha-céu da América do Sul, construído em 1929. No alto, avista-se o palacete de Giuseppe Martinelli, antigo dono. Entre as décadas de 60 e 70, a construção ficou abandonada e se transformou em cortiço. Atualmente, abriga repartições publicas, como a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo).

6- Bovespa

R.F/Folha Imagem
A Bolsa de Valores de São Paulo foi a primeira do país a implantar o pregão automatizado, em 1972. Atualmente, é o maior centro de negociação com ações da América Latina.

7- Banco Francês e Italiano

R.C/Folha Imagem
O prédio, construído em 1919, funciona hoje o banco Sudameris. Tombado, os vitrais originais são conservados até hoje. Uma das curiosidades que merecem ser vistas é o cofre de "depósito noturno". Num tempo em que não existiam caixas eletrônicos, o dinheiro era depositado numa portinha fixada na parede do banco, de frente para a rua.

8- Centro Cultural Banco do Brasil

R.C/Folha Imagem
Na esquina da rua da Quitanda com a Álvares de Azevedo, fica o prédio projetado por Hippolyto Gustavo Pujol e construído em 1901 para ser a primeira agência do Banco do Brasil. Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), abriga o centro cultural, que conta com salas de exposições, cinema, teatro, auditório, cybercafé, restaurante, livraria e exposições no interior dos antigos cofres do banco, no subsolo.

Seguindo o estilo eclético, os detalhes da construção lembram a época cafeeira. Observe o chão de mosaico esmaltado, os afrescos, lustres, arandelas em latão e vidros originais.

9- Pateo do Collegio

R.C/Folha Imagem
Foi fundado em 1556 pelo padre Afonso Brás para abrigar os jesuítas. Da construção original, resta apenas uma parede de taipa de pilão (mistura de areia, barro e fibras), protegida atualmente por paredes de vidro. O museu Padre Anchieta, que reabre em janeiro, também pode ser visitado.

10- Casa nº 1

L.P/Folha Imagem
No local, funcionou a primeira delegacia de São Paulo e depois abrigava o Núcleo de Referência Arqueológica de São Paulo.

11- Beco do Pinto e do Colégio

E.K/Folha Imagem
O antigo portão fica entre a Casa nº 1 e o Solar da Marquesa de Santos. Era conhecido como "Beco da Merda" por ser usado como banheiro.

12- Solar da Marquesa de Santos

E.K/Folha Imagem
O casarão onde morou D. Domitila de Castro Canto e Melo é o único exemplar que sobrou da arquitetura aristocrática urbana. Com a morte da marquesa, em 1867, o palácio foi vendido e transformado em palácio episcopal, em 1909. Vendido novamente, o prédio acabou sendo destruído, e atualmente abriga o Museu de São Paulo.

13- Centro Cultural da Caixa Econômica Federal

O instituto dispõe de um museu, que pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e de uma sala de exposições.

14 e 15- Catedral da Sé e Marco Zero

L.A/Folha Imagem
Considerada a oitava maior catedral do mundo, foi construída em estilo gótico modificado. Quem nunca entrou na Sé, deve voltar em outro dia e aproveitar para conferir o órgão --o maior de São Paulo, com 10 mil tubos.

Em frente, na praça da Sé, fica o Marco Zero, um pequeno monumento construído em 1934. Cada ângulo do marco marca uma direção da rodovia Tronco a cinco pontos representados simbolicamente. Uma araucária lembra o Paraná, um navio, Santos, e o Pão de Açúcar, o Rio de Janeiro, por exemplo.

16- Faculdade de Direito da USP

D.G/Folha Imagem
A escola foi instalada inicialmente no Convento de São Francisco, em 1827, sendo o primeiro curso jurídico do Brasil. O antigo prédio foi demolido na década de 30 e, em 1934, o atual edifício foi inaugurado. Rui Barbosa, Castro Alves e Álvares de Azevedo foram algumas das personalidades que lá estudaram.

17- Igreja São Francisco de Assis

A Igreja de Ordem Primeira foi construída em 1642, e o convento de São Francisco, cinco anos depois. Em 1676, a capela lateral da Ordem Terceira foi unida à nave por um arco cruzeiro --capela de planta octogonal que originaria a igreja vizinha.

A igreja São Francisco adquiriu características barrocas na reforma no século 18. Na década de 30, o edifício do Convento foi demolido para a construção da Faculdade de Direito.

18- Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco

A Igreja de Ordem Terceira foi inaugurada em 1787. Originou-se da ampliação da capela de planta octogonal, de 1676.

19- Vale do Anhangabaú

D.G/Folha Imagem
O ribeirão, que nascia junto à rua Paraíso, foi canalizado e desaguava no Tamanduateí.

20- Praça Patriarca

L.C/Folha Imagem
A praça que existe há cerca de 50 anos homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva. O quarteirão limitado pelas ruas São Bento, Direita, Libero Badaró e Quintana foi destruído para houvesse mais espaço para o trânsito.

21- Igreja Santo Antônio

Construída em 1592, é a igreja mais antiga do centro de São Paulo. Suas principais características foram alteradas.

22- Teatro Municipal

A.E/Folha Imagem
Projeto dos arquitetos Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, o teatro foi idealizado em 1895, aprovado pela Câmara Municipal em 1903 e inaugurado em 1911, com a ópera Hamlet de Ambrósio Thomas. É inspirado no Ópera Cômica de Paris, de estilo eclético.
O teatro tem concertos gratuitos todas as quartas-feiras, às 12h30, no Salão Nobre. Quem quiser visitá-lo deve agendar um horário.

23- Shopping Light

J.N/Folha Imagem
Foi inaugurado no final de 1999, depois de ser sede da Light & Power e da Eletropaulo. O prédio Alexandre Mackenzie, dos arquitetos norte-americanos Preston e Curtis, foi construído entre 1925 e 1929. Foi tombado e teve suas principais características arquitetônicas preservadas no processo de reutilização.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).