Folha Online Ilustrada Skol Beats
Skol Beats

Skol Beats

Acompanhe a maratona de 17 horas de música eletrônica que traz a São Paulo 70 atrações nacionais e internacionais entre sábado, dia 26, e domingo, dia 27, no Skol Beats.

As notícias são de uma equipe formada pela Folha de S.Paulo, pela Folha Online e pelo Guia da Folha.

Veja a grade de horários do Skol Beats
Saiba o que pode e o que não pode levar na festa
Localize as tendas montadas dentro do Anhembi, em SP


29/04/2003 - 03h00

Peregrinação

Errou quem pensou que o Sambódromo iria diminuir os longos trajetos.

A larga distância entre as tendas e o palco principal, Outdoor Stage, que incluía toda a extensão da passarela, diminuiu o interesse do público pelos shows de nomes como 808 State.



29/04/2003 - 03h00

Bush e Bin Laden

Parte do público fez uma espécie de protesto político, com camisetas que citavam o presidente dos EUA, George W. Bush, o terrorista Osama bin Laden e o guerrilheiro Che Guevara; política também guiou as projeções do VJ Palumbo na tenda Bugget Out!



29/04/2003 - 03h00

Pela paz

O grupo Stereo MC's, que usava roupas inspiradas em uniformes militares, pediu um minuto de silêncio em nome da paz, no show; em seguida, a organização do festival soltou bexigas brancas.



29/04/2003 - 03h00

Colegiais

A dupla lesbo-teen de dance music t.A.Tu.. já tem seguidoras no Brasil: elas inspiraram ao menos duas duplas de meninas que circulavam vestidas com uniformes de colegiais, à moda das russas.



27/04/2003 - 09h48

Até o sol raiar

A 15 minutos de encerrar oficialmente o Skol Beats, às 8h45 de hoje, ainda tinha gente dançando no palco montado ao ar livre no evento, que aconteceu no parque do Anhembi.

O DJ Anderson Noise tocava sob um "sol de rachar" na tenda Outdoor Stage, na manhã de hoje.

O fôlego que arrastou uma multidão ao Anhembi só foi possível porque várias pessoas dormiram nos pufs espalhados pelo espaço do evento durante a madrugada. Outros foram direto...



27/04/2003 - 05h14

Sono

Destaque para a área Chill Out do Skol Beats, onde centenas de pessoas estavam deitadas no chão coberto de folhagem, a maioria delas dormindo.

Vários pufs espalhados pelo local foram o conforto de quem quis passar a noite toda no evento, descansar e voltar a dançar a qualquer momento.


27/04/2003 - 04h58

Mudança de eixo

Foi assim, instantâneo. Mal o DJ Marky começou a tocar seu set, às 3h30, na tenda Movement, e o espaço drum'n'bass do Skol Beats voltou a ser o mais animado do evento.

Já do lado oposto do Sambódromo, no Outdoor Stage, o movimento foi inverso. Para tudo, inclusive para usar os banheiros e comprar bebidas, o lado do palco ao ar livre estava mais tranqüilo. Já entre as tendas Movement, The End e Gatecrasher, o movimento foi grande.


27/04/2003 - 03h43

Começaram os anos 90?

No Outdoor Stage, os veteranos Stereo MC`s e 808 State deram ar de início dos anos 90 ao Skol Beats 2003. Resultado: graças à escalação datada e à distância das outras tendas, o que poderia ser o palco central do festival teve de amargar vários momentos de platéia semivazia, desatenta e apática.



27/04/2003 - 03h15

Policiamento ostensivo

Passa de 3h da madrugada e já é possível começar a fazer comparações com o Skol Beats do ano passado, que aconteceu no Autódromo de Interlagos. Um aspecto que chamou muito a atenção este ano foi a presença numerosa de policiais militares armados circulando pelo Sambódromo, além dos próprios seguranças da organização do evento, espalhados, tanto pelo Anhembi, como dentro das tendas.

A reportagem da Folha flagrou, por mais de uma vez, a equipe de seguranças circulando dentro das tendas e, em algumas ocasiões, apreendendo cigarros de maconha, sem no entanto autuar os portadores.



27/04/2003 - 02h51

A dupla

Principais atrações nacionais do Skol Beats -festival dedicado à música eletrônica-, os DJs Marky e Xerxes responderam pelo primeiro grande momento do evento, ontem, em São Paulo.

Em seguida, Mau Mau e Mark Farina agitaram a tenda The End, que sofreu uma alteração de última hora e teve Bryan Gee, previsto inicialmente para entrar às 5h, tocando para uma pista lotada às 23h, no lugar de Grooverider.


27/04/2003 - 02h15

Trânsito lento

Já passa de 2h e o movimento no Skol Beats continua intenso.

Entre as tendas, o trânsito de pessoas é lento devido à aglomeração.

Muita gente que veio de metrô para a festa deve estar esperando pela reabertura do transporte para voltar para casa.

Outras tantas querem mais é ver as atrações que ainda estão por vir, como o DJ Marky, às 3h30, na tenda Movement, e o DJ Derrick May, que toca até as 3h30 na tenda The End.


27/04/2003 - 01h12

Acabou ou não?

Uma cena curiosa para as pessoas que foram comprar cerveja no Skol Beats, nesta madrugada. Ao chegar na bilheteria, eram informadas de que a cerveja em lata Skol, que custa R$ 2, tinha acabado. Neste caso, a solução era comprar a cerveja de garrafa, Skol Beats, mais cara, a R$ 2,50.

Acontece que, ao chegar ao bar, o público constatava que havia, sim, cerveja em lata.


27/04/2003 - 00h52

Som baixo

Enquanto o Stereo MC's incendiava a tenda Outdoor Stage, a Bugged Out sofria problemas durante a apresentação do DJ Slam.

O público começou a reclamar que o som estava muito baixo, fazendo sinais com as mãos.

Os técnicos de som e o próprio DJ entenderam a mensagem, ergueram o volume e tudo voltou ao normal.


27/04/2003 - 00h36

Minuto de silêncio

Carlos Della Rocca/Divulgação
Stereo MC´s, que pediu um minuto de silêncio pela paz

Já passa da meia-noite e o movimento no Skol Beats está mais intenso do que nunca. Há pouco, no Outdoor Stage, no meio do show do Stereo MC´s, foi pedido à platéia um minuto de silêncio. É claro, o silêncio não foi absoluto, principalmente depois que 20 mil balões brancos foram soltos, pela paz no mundo. Foi um verdadeiro espetáculo.

Logo depois, a banda animava a platéia com antigos sucessos como "Connected". O público cantou junto e foi ao delírio novamente.


26/04/2003 - 22h47

Junkie XL rules!

Juntou a fome com a vontade de comer. Talvez pelo fato de esta noite de sábado estar muito quente, com temperaturas acima de 24ºC, talvez porque o calor nas tendas fechadas esteja insuportável, o fato é que neste momento, a apresentação mais prestigiada está ocorrendo no Outdoor Stage, com o DJ Junkie XL.

O público delira ao som do holandês e dançando sob as estrelas, num céu auspiciosamente aberto e sem nuvens. O clima é de total descontração.


26/04/2003 - 22h35

Arrastão

Teve até arrastão na frente do Anhembi durante o Skol Beats.

Veja a notícia


26/04/2003 - 21h41

Ruim de ouvir

Carlos Della Rocca/Divulgação
No Outdoor Stage se apresentaram as maiores atrações

Apesar de ter as melhores atrações, o Outdoor Stage tem uma falha terrível: quem fica mais longe do palco não consegue ouvir direito o som por causa do barulho externo, onde há barracas e bilheterias, o que distrai quem está por lá e afasta o som das picapes.


26/04/2003 - 21h39

Lov.e faz a festa

O estande do projeto "Lov.e Por São Paulo", que realiza workshops para DJs na periferia da cidade e arma festas eletrônicas gratuitas, virou uma tenda onde várias pessoas param para dançar.

Promovido em parceria com uma das casas noturnas mais badaladas de São Paulo, o estande, que é pequeno, mantém um som que não deixa ninguém passar por ali sem dançar.

O estande, que abriga uma exposição do projeto com fotos e vídeos, virou uma tenda improvisada.


26/04/2003 - 21h36

Elvis

Uma das atrações mais esperadas da noite, o DJ holandês Junkie XL entrou no Outdoor Stage, do Skol Beats, para estremecer o espaço ao ar livre.

Tocou "A Little Less Conversation", de Elvis Presley, em um remix que agradou ao animado público que lotava o local e para embalar mais ainda a noite.


26/04/2003 - 21h20

Drogas

A Polícia Militar fez oito autuações durante o Skol Beats, desde as 16h, quando começou a festa.

Seis foram por porte de cocaína, uma por tráfico de ecstasy, quando apreenderam 50 comprimidos da droga, e outra acabou na prisão de dez pessoas, que tentaram assaltar um casal e outros dois que iam à festa.

Não houve, ainda, segundo a PM, registro de ingressos falsificados, e aconteceu uma grande aprensão de objetos pontiagudos no local. Para entrar, cada pessoa passa por três revistas rigorosas.


26/04/2003 - 21h17

Mais tarde

Carlos Della Rocca/Divulgação
O DJ Mark Farina, que se apresentou na The End

Não tem jeito... o paulistano deixa para sair de casa bem mais tarde, sempre. A constatação está no Skol Beats, evento de música eletrônica que começou às 16h, mas ainda não conseguiu reunir todo mundo que esperava.

Segundo a Polícia Militar, até as 20h, 15 mil pessoas entraram no recinto do parque do Anhembi, onde acontece a festa.

A organização espera receber 45 mil pessoas até a manhã de domingo, quando a festa termina.


26/04/2003 - 20h32

Pneumonia asiática?

Chama a atenção no recinto do Skol Beats a mais nova peça do vestuário clubber: máscaras como aquelas que os chineses estão usando para se proteger da pneumonia asiática).

Os estudantes Mariana Carvalho e Adriano Souza, ambos de 18 anos, explicam: "Não tem nada a ver com a doença. A tribo cluber usa a máscara como protesto contra a poluição".

A máscara de Mariana, com o desenho da bandeira da Inglaterra (feito à canetinha), foi obtida no consultório de um dentista. Já a de Adriano, preta com uma estrela branca, foi comprada em uma loja de materiais para construção.


26/04/2003 - 20h16

Samba

Quem chegou ao Outdoor Stage por volta das 20h podia pensar que estava em pleno Carnaval.

No palco ao ar livre, o DJ Claudinho fez o público cair no samba. OK, a mistura de samba com música eletrônica não é nenhuma novidade. Mas, considerando que o evento neste ano acontece no Sambódromo... a cena foi, no mínimo, curiosa...


26/04/2003 - 19h11

Lotação

Carlos Della Rocca/Divulgação
O DJ Marky toca no Outdoor Stage

Às 19h, a tenda mais animada do Skol Beats é a Movement, de drum'n'bass. Quem se apresenta no local é o Total Science, que deve tocar até as 19h30. Outra tenda que está "bombando" é a The End, com a apresentação do DJ Mark Farina, arrasando no tec house. Nas outras tendas, o movimento ainda está pequeno, devendo aumentar no decorrer da noite.

Até o momento, a apresentação com maior público foi o live PA do DJ Marky com o projeto XRS e vocais do MC Stamina. Apesar de ter acontecido ainda durante a tarde (começou às 17h30 e terminou às 18h15), Marky levou o público ao delírio no Outdoor Stage.

Carlos Della Rocca/Divulgação
Público dança no Outdoor Stage, hoje à tarde



26/04/2003 - 18h53

Ainda há ingressos

Continua tranquila a entrada pelo portão A do Skol Beats, com pouca fila e entrada sem grandes problemas. Até as 18h30, ainda havia ingressos disponíveis nas bilheterias do Complexo do Anhembi, inclusive na bilheteria de estudantes. Os ingressos para o evento custam R$ 65 hoje.

Carlos Della Rocca/Divulgação
Jovem dança à tarde no Skol Beats



26/04/2003 - 18h24

Mudança no line up

A organização do Skol Beats acaba de informar uma alteração no set de atrações da tenda Movement. O Grooverider, que se apresentaria das 22h30 à 0h, trocou de horário com o DJ Bryan Gee, e agora vai tocar das 5h30 às 7h.


26/04/2003 - 18h15

Cardápio da festa

Em suas duas praças de alimentação disponíveis no Skol Beats este ano, o público tem diversas opções de comes e bebes, que variam do pastel (o mais barato), a R$ 1, até uma baked potato (batata assada recheada), que pode custar R$ 9,50.

Há também outras opções de lanches como cheeese burguer (R$ 3), cachorro quente (R$ 3) e sanduíche natural (R$ 3).

No quesito bebidas, tanto o refrigerante em lata, quanto a cerveja Skol e a água saem por R$ 2. A cerveja Skol Beats custa mais caro, R$ 2,50. No ano passado, a organização do evento foi muito criticada por ter deixado acabar água e cerveja antes do término da festa.


26/04/2003 - 17h17

Início tranquilo

O Skol Beats começou bem tranquilo. Na entrada pelo portão A, nada de estresse. Também não há trânsito no momento e o parque do Anhembi, devido às suas dimensões, ainda está vazio.

As duas tendas que já recebem público são a Movement e a Gatecrasher, que têm mais gente. As outras tendas estão praticamente vazias.

O primeiro top show, um dos mais esperados, acontece às 17h30 no Outdor Stage, com os DJs Marky, XRS e MC Stamina.

Carlos Della Rocca/Divulgação
O sambódromo de São Paulo, vazio à tarde



26/04/2003 - 16h55

Fila no ônibus

Não é fácil chegar ao Skol Beats. Logo no terminal do Tietê, onde há um ônibus que leva quem chega de metrô até o Anhembi, há uma fila enorme para entrar.

O ônibus, gratuito (basta apresentar RG e o convite da festa), é privilégio para quem não quer ir de carro e circula no Tietê e no terminal da Barra Funda.

Na saída pela avenida Cruzeiro do Sul, há uma fila de 200 metros para pegar o ônibus, o que leva o público a esperar entre 20 e 30 minutos para pegar o ônibus.


25/04/2003 - 20h15

Pela paz

O Skol Beats está engajado. Além de tentar impedir a violência com uma superequipe de seguranças, a festa terá uma revoada de balões brancos que subirão no céu de São Paulo na abertura do evento.

São mais de 20 mil balões brancos, que serão soltos à 0h de domingo, em homenagem à paz no Brasil e pela paz no mundo, diante das 45 mil pessoas esperadas no local.



25/04/2003 - 18h36

Mais caro

Os ingressos para o Skol Beats ficarão mais caros no dia do evento.

Até hoje, sexta-feira, eles custam R$ 55,00. A partir de sábado, dia 26, o preço passa a R$ 65,00.

Estudantes têm desconto de 50% no ingresso com apresentação da carteirinha de estudante, que também deverá ser mostrada na entrada do evento, no Anhembi.



25/04/2003 - 18h33

Ainda dá tempo

A organização do Skol Beats garantiu na tarde de hoje que ainda há ingressos para a festa, que acontece neste sábado, dia 26, no Anhembi, em São Paulo.

De acordo com o Skol Beats, há filas em vários pontos de vendas. Onde os ingressos se esgotaram, houve um reabastecimento.

Ontem, no Carrefour Pamplona, um dos pontos de venda, a fila chegava à alameda Lorena.

Divulgação
Fila na loja do Carrefour Pamplona




Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).