10/08/2004
Excesso de confiança é pior obstáculo
Aventureiros de primeira viagem devem ser cautelosos para não forçar nem quebrar o veículo
Free-lance para a
Folha
Conhecer os seus limites e os do seu carro. Essa é uma das principais regras que o candidato a "off-roader" tem de seguir. Ainda assim, convém preparar o espírito para enfrentar imprevistos.
Segundo o piloto e navegador Alberto Fadigatti, 58, que começou a competir em provas de rali há 35 anos, a primeira lição aos iniciantes é se acostumar com a aderência dos pneus à terra --completamente diferente da aderência ao asfalto. Como o veículo tende sempre a escapar, o condutor precisa se habituar a conduzi-lo "de lado", deslizando.
"É preciso saber que, no fora-de-estrada, não se pode só acelerar. Se o piloto fizer isso, vai bater em 20 curvas", explica. Nos modelos 4x4 mais modernos, completa, "quase não se tira o pé do acelerador, mas é preciso saber dosar a velocidade também com o pé no freio, sem desacelerar".
Outra lição a ser aprendida é a cautela. "Precisamos tirar da cabeça dos novatos que ‘off-road’ é um tipo de veículo que supera qualquer dificuldade", conta Cassio Blagay, 49, consultor em "off-road" da Muito Mato 4x4. "É preciso adquirir técnica para não arrebentar o carro", acrescenta.
De acordo com o consultor, os obstáculos que mais amedrontam são as descidas íngremes e as travessias de alagados (veja quadro).
Além disso, para garantir diversão sem estresse, recomenda-se não entrar de improviso numa trilha. Deve-se estudar o local e, em último caso (acidente, atolamento ou quebra), chamar socorro pelo rádio, dando a posição via GPS (sistema de posicionamento global, que indica as coordenadas geográficas), equipamentos "obrigatórios" para os jipeiros.
"Paciência, dedicação e cuidado" são as virtudes necessárias para aprender a usar bem o 4x4, diz Sérgio Braganti, 34, criador da equipe e do site Adrenalama (www.adrenalama.com.br). "Não se pode pensar que o jipe é forte demais. Qualquer buraco na cidade o desgasta. A manutenção tem de ser permanente."
Em resumo, entrar no mundo dos fora-de-estrada não é para os aventureiros --no mau sentido da palavra.