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10/08/2004

Objetivo determina a escolha do modelo

Pondere antes se a utilização será mais freqüente no asfalto ou em estradas de terra e trilhas radicais

Da redação

Ao pensar na compra de um modelo com tração integral, a primeira pergunta que deve ser feita é qual o uso que será feito dele. Se o motorista for enfrentar terrenos traiçoeiros, é bom escolher um modelo que tenha reduzida.

Para uma estrada de terra do nível iniciante, basta ter tração nas quatro rodas, simplesmente para ajudar a não derrapar. Às vezes, um carro mais alto já dá conta, caso do Fiat Strada Adventure.

Também usará o carro na cidade? Então é melhor esquecer opções como Land Rover Defender ou Mitsubishi L200. O primeiro, um dos mais legítimos representantes do fora-de-estrada, tem ergonomia questionável, com volante "colado" à porta. Já a picape desenvolve 87 cavalos para carregar seus 1.640 kg --um Volkswagen Gol tem 65 cv e pesa 903 kg.

Outra opção são os utilitários de luxo, raros em uma pista fora-de-estrada. Os fabricantes acreditam que 90% dos compradores prefiram ficar no asfalto. Custam caro, mas contam com tecnologia para entrar na lama sem fazer feio.

Há jipeiros que preferem deixar tudo isso de lado e procurar um usado, como Jeep Willys --produzido até 1982-- ou Toyota Bandeirante, que parou de ser feito em 2001 por não respeitar novas leis de emissão de poluentes.


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