Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Basquete 06/02/2004

Nacional masculino - História

O Brasil tem um torneio nacional de basquete há quase 40 anos. A competição foi criada apenas dois anos após a seleção brasileira conquistar o bicampeonato mundial de basquete, em 1965. No entanto, até 1989, chamava-se Taça Brasil. O torneio ganhou o nome atual "Campeonato Nacional" em 1990 e, neste ano, chega à 15ª edição.

Durante a disputa da Taça Brasil, as equipes de São Paulo dominaram totalmente a disputa. Apenas em 1967, quando o Botafogo-RJ se sagrou campeão, e em 1973, vencido pelo Vila Nova-GO, o título não parou nas mãos de um dos representantes do Estado mais rico do país.

Folha Imagem
O ala Oscar Schmidt foi o cestinha das últimas 8 edições do Nacional
Entre 1965 e 1989, ninguém foi mais vezes campeão da Taça Brasil do que o Sírio. A equipe faturou sete títulos, contra cinco do Monte Líbano e igual número de Franca. O Sírio, que ganhou pela primeira vez a competição em 1968, foi justamente o último a ganhar a Taça Brasil, em 1988/89.

O veterano Oscar Schmidt foi o principal pontuador dos últimos oito Nacionais. No ano passado, ele marcou 1.026 pontos em 31 jogos pelo Flamengo, média de 33,1 pontos por partida. Apesar disso, Oscar foi apenas uma vez campeão da competição, em 1996, pelo Corinthians.

O Campeonato Nacional teve sua edição inaugural em 1990 e viu nascer um novo papão. Enquanto o Sírio dominou a Taça Brasil, a nova competição de basquete nacional passou a ser dominada pelo Franca. A equipe do interior paulista venceu seis das 14 edições disputadas.

Folha Imagem
Atletas do COC desfilam em carro de bombeiro após conquista em 03
No geral, apenas três campeonatos não foram vencidos por um time de São Paulo. O primeiro a quebrar a hegemonia paulista foi o Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS), que derrotou a Satierf/Sabesp na final de 1994. Depois, o Vasco dominou as edições de 2000 e 2001 e levantou o bicampeonato.

Em 2003, COC/Ribeirão Preto e Unit/Uberlândia fizeram a final. A equipe paulista chegou ao inédito título do Nacional ao vencer a série final por 3 a 1. No último jogo do playoff, em Ribeirão Preto, o COC definiu o triunfo com uma vitória por 83 a 74. Neste ano, o time é novamente o favorito.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).