Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Carreira e bolso
07/06/2004

Áreas financeira e comercial têm ascensão veloz

ANDREA MIRAMONTES
free-lance para a Folha

Crescer na carreira e estufar a conta bancária não é tarefa fácil para ninguém, mas existem setores profissionais nos quais a corrida é aparentemente menos árdua.

Para os especialistas, a área financeira é a que tem mais possibilidades de ascensão salarial veloz. "Mas tem riscos. Em um momento, pode-se perder tudo", diz Paulo Celso de Toledo Júnior, 57, da consultoria Konsult.

Setores nos quais a demanda por mão-de-obra é forte também são promissores. "Existe pouca gente especializada em áreas ligadas às plataformas de petróleo", exemplifica Andrea Huggard-Caine, da consultoria Huggard-Caine.

A área comercial é outra apontada como interessante. Nesse ramo, o profissional pode até começar com um salário baixo, mas as possibilidades de aumento salarial são consideráveis.

Dentro de cada setor, destacar as profissões mais promissoras é difícil. "Um engenheiro recém-formado consegue salário inicial razoável, de R$ 2.000 ou R$ 3.000, mas o crescimento é lento. Já um dentista passa anos ganhando pouco, mas, depois de formar clientela, não há limites de remuneração", diz Júnior, sócio da Konsult.

Seja qual for a área, para ascender na carreira é preciso se destacar. É o que afirma João Brillo, 48, professor de MBA do Ibmec e gerente de RH da Poli Brasil (indústria petroquímica). "As empresas buscam gente de alta performance. E isso se consegue com a união de Q.I. [quociente de inteligência] e Q.E. [quociente emocional]."

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).