Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Carreira e bolso
07/06/2004

PDV é ideal para quem busca uma nova carreira

free-lance para a Folha

A adesão a um PDV (Programa de Demissão Voluntária) envolve criteriosa avaliação da carreira. Se o profissional não enxerga perspectivas na empresa ou se está cansado do trabalho, optar pelo programa pode ser uma vantagem, segundo Ricardo Xavier, da Manager.

O PDV, adotado por empresas para enxugar custos, oferece geralmente pacote de remuneração baseado em tempo de serviço (em média, é pago um salário-base a mais para cada cinco anos de trabalho) e na extensão da assistência médica.

Para quem quer montar um negócio, o consultor recomenda que a escolha da atividade seja afim à experiência profissional. Fazer reserva financeira para seis meses e investir no empreendimento até 40% dos recursos de que dispõe são outras dicas.

Buscar capacitação é fundamental. A ex-secretária-executiva da Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica Ana Maria Queijo, 49, fez cursos para abrir uma loja de presentes. Ela aderiu a um PDV e investiu mais de R$ 50 mil no negócio. "Achei que era o momento de empregar tudo o que havia aprendido para realizar o meu sonho", conta.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).