Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Carreira e bolso
07/06/2004

Começar antes dos 30 pode não ser a opção ideal

free-lance para a Folha

Antes de procurar uma seguradora, é preciso fazer uma análise do que se quer do futuro. Nem sempre começar cedo é o melhor. "Eu recomendo que a adesão ocorra por volta dos 30 anos. Antes, os investimentos geralmente estão focados em outros interesses, como casar, comprar uma casa, viajar", opina o advogado Antônio Penteado Mendonça.

Luiz Gouvêa, da Towers Perrin, discorda. "A hora de poupar é o quanto antes. Os primeiros 15 anos de trabalho contam mais do que os últimos 25, devido ao rendimento acumulado."

Calculadora em mãos, é hora de prever a aplicação mensal, o tempo de contribuição e a renda desejada durante a aposentadoria. Atenção: é um erro pensar que, depois de aposentado, os custos serão reduzidos pela metade.

Fixe um valor compatível com o desejado. "Não vale investir apenas as "sobrinhas" do salário", diz o vice-presidente da Unibanco AIG, Antônio Trindade.

Quando fechar o contrato, tenha clara a forma de recebimento: resgate total, renda temporária ou vitalícia. Avalie também o seguro em caso de morte ou de invalidez.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).