Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Ciclone Catarina
30/03/2004

Entenda o fenômeno

da Folha Online

O fenômeno que atingiu o Sul do país é raro e causou divergências entre meteorologistas.

Para o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o que atingiu Santa Catarina e o Rio Grande do Sul foi um ciclone, fenômeno que apresenta temperaturas baixas no seu interior e ventos girando no mesmo sentido desde a superfície até os altos níveis.

"O processo de formação do furacão é diferente do processo de formação do ciclone observado. A partir do momento em que apareceu o olho do ciclone e as bandas de nuvens em rotação, surgiu a especulação de que poderia ser um furacão", disse o Inmet por meio de uma nota técnica.

A nota afirma, no entanto, que na sua fase final o sistema perdeu seu núcleo frio e passou a apresentar rotação no sentido contrário em altos níveis. "Portanto, pode ser concluído que se tratou de um sistema com características híbridas, que deverá ser estudado e analisado com maior profundidade no futuro pelas equipes dos centros meteorológicos".

A primeira definição para o fenômeno, como um furacão, partiu do Centro Nacional de Furacões dos EUA. O Climerh (Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina) manteve a classificação.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).