Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições nos EUA
19/08/2004

História dos partidos - Partido Republicano

da Folha Online

O Partido Republicano foi criado no começo dos anos de 1850 por ativistas que se opunham à escravidão e por pessoas que acreditavam que o governo deveria oferecer gratuitamente terras a colonos na região ocidental do país. A primeira reunião do partido aconteceu em Ripon, Wisconsin, a noroeste de Milwaukee.

A primeira reunião oficial dos republicanos aconteceu no dia 6 de julho de 1854 em Jackson, Michigan. O nome Republicano foi escolhido porque fazia alusão à igualdade e lembrava o partido de Thomas Jefferson. Na convenção de Jackson, o novo partido adotou uma plataforma e designou candidatos a cargos públicos em Michigan.

Em 1856, os republicanos formaram um partido nacional quando John C. Fremont foi apresentado como presidente com o lema: "Terra gratuita, trabalho livre, liberdade de expressão, homens livres, Fremont". Embora eles ainda fossem considerados um "terceiro partido", porque os democratas e os "whigs" (liberais) constituíam então um sistema bipartidário, Fremont recebeu 33% dos votos. Quatro anos depois, em 1860, Abraham Lincoln (1861-65) passou a ser o primeiro republicano a ganhar a eleição para a Casa Branca.

A guerra civil estourou em 1861 e durou quatro anos. Durante este período, Lincoln foi contra os conselhos de seu gabinete e aprovou a Proclamação da Emancipação que libertou os escravos. Os republicanos da época se dedicaram então a conseguir a aprovação da Décima Terceira Emenda, que aboliu a escravidão, a Décima Quarta Emenda, que garantiu proteção igualitária por lei, e a Décima Quinta Emenda, que contribuiu para garantir o direito de voto dos afro-americanos.

O Partido Republicano também desempenhou uma função importante para assegurar o voto da mulher. Em 1896, os republicanos foram o primeiro partido importante a favorecer o sufrágio feminino. A primeira mulher eleita ao Congresso foi uma republicana, Jeanette Rankin de Montana, em 1917.

Alguns dos grandes presidentes do país foram republicanos, como por exemplo Eisenhower (1953-1961), Nixon (1969-1974), Ford (1974-77), Reagan (1981-89) e Bush (1989-1993). A estrutura nacional do partido começa com o Comitê Nacional Republicano e cada Estado tem seu próprio Comitê Estatal Republicano com um presidente e equipes próprias.

O símbolo do partido é um elefante. Durante muito tempo, os republicanos também foram conhecidos como "G.O.P". Os partidários pensavam que a sigla significava "Grand Old Party" ["Grande Partido Antigo"]. Mas, aparentemente, o significado original (em 1875) era "Gallant Old Party" ["Nobre Partido Antigo"].

Fonte: www.gopconvention.com, www.gop.com/default.aspx

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).