Folha Online 
Mundo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Eleições nos EUA
19/08/2004

Perfil - Dick Cheney

da Folha Online

Nascido em 30 de janeiro de 1941, em Lincoln, Nebraska, Richard Bruce Cheney é considerado um político discreto e experiente.

Conseguiu entrar para a Universidade de Yale, mas parou no segundo ano por causa de seu desempenho insatisfatório. Trabalhou os dois anos seguintes antes de retornar para a Universidade de Wyoming, onde conseguiu se formar e se especializar em ciências políticas em 1966.

Ocupou seu primeiro cargo de destaque em 1976, aos 34 anos, como chefe de gabinete do ex-presidente Gerald Ford (1974-77) durante a difícil fase de transição que se seguiu à renúncia de Richard Nixon (1969-1974). Cheney foi o chefe de gabinete mais novo da história americana.

Depois do governo Ford, Cheney tornou-se deputado pelo pequeno Estado de Wyoming, firmando-se como líder da minoria republicana no Congresso e marcando sua vida parlamentar com uma atuação ultraconservadora --ele é um dos dez deputados que tentaram proibir o aborto mesmo em casos de estupro e problemas na formação fetal e um dos quatro que tentaram vetar uma lei igualando direitos de homens e mulheres.

Secretário da Defesa

Nomeado secretário da Defesa dos EUA em março de 1989 [aprovado por unanimidade pelo Senado], Cheney comandou o Pentágono na Guerra do Golfo (1991), durante o governo de Bush pai, o presidente George Bush (1989-1993).

Cheney é amigo de Bush pai desde o começo da década de 70 --quando o pai do atual presidente americano comandava a CIA (agência de inteligência americana) e Cheney ocupava postos médios na Casa Branca.

O atual vice-presidente dos Estados Unidos é casado com Lynne há 40 anos, sua namorada desde os tempos de escola. O casal tem duas filhas e três netos.

Fonte: www.biography.com, www.georgewbush.com, www.whitehouse.gov

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).