Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Fórum Cultural Mundial
24/06/2004

Programação - Indígena

da Folha Online

Programação Especial Indígena - Tradição e Resistência
"Encontro de Povos Indígenas" - SESC Belenzinho (entrada franca)

ARTE DA TERRA (Brasil) - A partir de matérias-primas originais, os povos Xavante, Guarani, Nambikwara, Wauja, Yudja e Kayapó farão demonstrações dos processos de fabricação e tecnologias, conhecidas e transmitidas de geração à geração até os dias atuais. A arte indígena em seu processo de elaboração envolve aspectos como habilidade motora, rigor da confecção, busca de perfeição, simetria, ritmo e equilíbrio. Além da criação artística, compreende ainda uma linguagem visual, transmitindo para seus usuários informações que propiciam a reprodução da sociedade e da cultura.

Quando: 1,2,3 e 4/7, 14h até 18h

CONFERÊNCIA DOS POVOS DA TERRA: MEIO AMBIENTE - PRESERVAÇÃO E TRADIÇÃO (Brasil) - A importância do meio ambiente para a preservação cultural, tendo em vista experiências que vêm sendo desenvolvidas e efetivadas; geração de economia auto- sustentável. Participantes: André Fernando Baniwa, Mairawê Kaiabi, Megaron Txucarramãe, Biraci Yawanawá , Suptó Xavante, Cipassé Xavante, Rui Arantes, Carlos Prado Mendonza, Ariovaldo José dos Santos. Mediador: Ailton Krenak.

Quando: 1/7, 14h30 até 18h30.

CONFERÊNCIA DOS POVOS DA TERRA: CULTURA - EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO (Brasil)

Quando: 2/7, 14h30 até 18h30

CONFERÊNCIA DOS POVOS DA TERRA: POLÍTICA E TERRITORIALIDADE - RESPEITO À DIVERSIDADE - O território como espaço de manutenção da Tradição. Participantes: David Yanomami, Álvaro Tukano, Timóteo Verá, Maria Inês Ladeira, Celso Aoki, Pirakumã Yawalapiti, Ailton Krenak, João Alberto Capiberibe, Vilmar Martins Moura Guarany, Mércio Pereira Gomes. Mediadora: Carmen Junqueira.

Quando: 3/7, 14h30 até 18h30

DANIEL MUNDURUKU (Brasil) - "Contando Histórias Ancestrais - Rituais dos Povos da Terra" - Histórias tradicionais dos povos indígenas de forma interativa, voltada para o público infantil. Daniel Munduruku pertence ao povo Munduruku do Pará, é escritor, premiado internacionalmente, e Diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual - INBRAPI.

Quando: 4/7, 11h e 15h - Dur.: 60 min.

NHEYSYRÕ - RITUAL GUARANI DE BOAS VINDAS (Brasil) - Ritual realizado para propiciar harmonia, união e paz entre os participantes, no qual o pajé utiliza belas palavras da língua Guarani para evocar forças. Com a maior população indígena do país, essa etnia possui a mais antiga história de contato com o homem branco e por esse motivo desenvolveu mecanismos para guardar e viver suas tradições culturais e religiosas. E é na língua, fundamento da palavra humana, que encontram o maior aliado dessa resistência.

Quando: 30/6, às 20h

RITUAL KAYAPÓ (Brasil) - Os ritos são os movimentos sagrados que reúnem os sons, os gestos e os elementos da pintura e adornos, de modo a colocar seus participantes dentro do eixo do mundo, local por onde se comunicam com os espíritos criadores. Alguns povos indígenas acreditam que as verdades e energias espirituais alimentam e mantêm sua tradição, por isso os ritos devem ser transmitidos de geração à geração. Apresentação dos ritos dos povos Kayapó, do sul do Pará e Wauja, do Parque Indígena do Xingu.

Quando: 1 e 2/7, às 19h30

RITUAL WAUJA - RITUAIS DOS POVOS DA TERRA (Brasil) - Os ritos são os movimentos sagrados que reúnem os sons, os gestos e os elementos da pintura e adornos, de modo a colocar seus participantes dentro do eixo do mundo, local por onde se comunicam com os espíritos criadores. Alguns povos indígenas acreditam que as verdades e energias espirituais alimentam e mantêm sua tradição, por isso os ritos devem ser transmitidos de geração à geração. Apresentação dos ritos dos povos Kayapó, do sul do Pará e Wauja, do Parque Indígena do Xingu.

Quando: 3/7, às 11h
Local: Sesc Belenzinho
Preço: Grátis

Quando: 4/7, às 16h30
Local: Sesc Belenzinho
Preço: Grátis

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).