Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Fórum Cultural Mundial
24/06/2004

Programação - Mostra Fonds Sud DirecTV

da Folha Online

Mostra de Cinema "Fonds Sud Directv"
Cine Directv - Sala 2 (Rua Augusta, 2530 - Tel.: 11 3085-7684)
Ingressos: R$ de 2 a R$ 4

OS NARRADORES DE JAVÉ (Brasil) 2003 - Direção de Eliane Caffé. O pequeno vilarejo de Javé vê sua existência ameaçada de extinção diante da possibilidade de ser inundado pelas águas de uma grande hidroelétrica. Tentando evitar esta tragédia, o povo sai em defesa própria e decide por em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação.

Quando: Sexta-feira, 25 de junho, 19h

LES GENS DE LA RIZIERE (Camboja) - 1994 - Direção de Rithy Panh. Na vida de Vong Poeuw e de sua família, suas alegrias e crenças giram em torno do cultivo do arroz. A terra é pequena, a família numerosa, as crianças crescem. Surge um incidente trivial, e o ciclo da vida se transforma em ciclo de tragédia.

Quando: Sexta-feira, 25 de junho, 21h30

MADAME SATÃ (Brasil) - 2002 - Direção de Karim Ainouz. Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de João Francisco dos Santos - malandro, artista, presidiário, pai adotivo, preto, pobre, homossexual - e seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca.

Quando: Sábado, 26 de junho, 19h

WEST BEYROUTH (Líbano) - 1998 - Diretor: Ziad Doueiri. Beirute, 14 de abril de 1975: primeiro dia da guerra civil. Tarek e Omar, dois adolescentes, e May, uma jovem garota cristã recentemente chegada na capital, vivem no lado oeste de Beirute, parte muçulmana da cidade. Os cristãos dominam a parte oriental. Esta divisão é o símbolo de um país e de um povo dilacerados.

Quando: Sábado, 26 de junho, 21h30

LE SILENCE DE LA FORÊT (Rep. Centro Africana/Camarões) 2003 - Diretores: Didier Ouenangare e Bassek ba Kobbhio. Gonaba, inspetor de Escolas em Bangui, decide bruscamente abandonar tudo para viver no coração da floresta equatoriana, domínio dos pigmeus Babingas. Ele deseja ajudá-los a se emancipar dos "homens grandes", cuja dominação, quarenta anos depois da independência do país, se exerce sempre. Para ele, esta viagem será também um trajeto de iniciação.

Quando: Domingo, 27 de junho, 19h

LUNA PAPA (Tadjiquistão) 1999 - Direção: Bakhtiar Khudojnazarov - Em uma noite clareada pela lua, a jovem Mamlakat Bekmaroudova sucumbe ao charme de um misterioso desconhecido que desaparece logo depois de tê-la engravidado. Safar, seu pai, quer vingar esta afronta e encontrar o insolente. Ele parte à sua procura, levando Mamlakat e seu irmão Nasreddin, vindo da guerra no Afeganistão mentalmente diminuído. Juntos viverão inacreditáveis aventuras tragicômicas.

Quando: Domingo, 27 de junho, 21h30

A TERCEIRA MARGEM DO RIO (Brasil) 1993 - Direção: Nelson Pereira dos Santos -Um homem abandona a casa, a mulher e os filhos para viver isolado numa canoa, no meio do rio. Jamais volta a pisar em terra firme, nunca mais aparece a ninguém.

Quando: Segunda-feira, 28 de junho, 19h

A NÚVEM (Argentina) 1998 - Direção: Fernando E. Solanas. Na Argentina arrasada pela crise sócio-econômica, uma tradicional trupe de teatro comandada por um intransigente e velho ator, tenta sobreviver e manter viva a sua arte frente aos interesses governamentais inescrupulosos. O filme mostra como os conflitos interiores dos personagens relacionam-se com a difícil situação política e financeira da Argentina.

Quando: Segunda-feira, 28 de junho, 21h30

TERRE ET CENDRES (Afeganistão) 2004 - Direção: Atik Rahimi - Pré-estréia, na presença do diretor. Uma ponte, um rio seco em uma paisagem desolada, a guarita de um guarda mal disposto, uma estrada que se perde no horizonte, um comerciante que pensa o mundo, um velho, uma criancinha, e a espera. Nada se mexe ou quase. Estamos no Afeganistão. O velho homem vai anunciar à seu filho, que trabalha na mina, que no vilarejo todos foram mortos em um bombardeio. Ele fala, pensa : inferno de lembranças, de esperas, de remorsos, de suposições, de suspeitas. É uma palavra nua que diz o sofrimento, a solidão, o medo de não ser ouvido.

Quando: Terça-feira, 28 de junho, 19h

ALI ZAOUA - AS RUAS DE CASABRANCA (Marrocos) 2000 - Direção : Nabil Ayouch -Ali, Kwika, Omar et Boubker, são crianças de rua. Mas além das dificuldades diárias, uma amizade indestrutível os une. Muito rápido, Ali é morto em uma briga entre gangues rivais. A partir deste momento, seus três amigos terão somente um objetivo: oferecer-lhe o enterro que ele merece.

Quando: Terça-feira, 28 de junho, 21h30

CENTRAL DO BRASIL (Brasil) 1998 - Direção: Walter Salles - Mulher (Fernanda Montenegro) que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

Quando: Quarta-feira, 28 de junho, 19h

LA CIENAGA (Argentina) 2001 - Direção: Lucrecia Martel - No norte da Argentina, duas famílias se dirigem lentamente a um triste fim. Mecha e Gregorio são casados e passam o verão com os quatro filhos adolescentes em sua casa de verão, chamada La Mandragora. O casamento vai mal e os dois se afundam na bebida. Na cidade próxima de La Ciénaga, Tali, prima de Mecha, e o marido Rafael vivem também com quatro crianças. Os dois casais discutem se é melhor comprar o material escolar dos filhos na Bolívia, onde os preços são mais baixos. As traições correm soltas, e as duas famílias realmente parecem se encaminhar para o Pântano - significado do nome da cidade onde moram Tali e Rafael.

Quando: Quarta-feira, 28 de junho, 21h30

BICICLETAS DE PEQUIM (China) 2001 - Direção: Wang Xiaoshuai - A bicicleta foi, na China, durante décadas, um meio de locomoção, um objeto de trabalho e um símbolo de ascensão social. Ainda é assim para Guei, um jovem que, aos 16 anos, se transfere do interior do país para Pequim em busca de uma vida melhor. Trabalhador, logo encontra um emprego como entregador, algo que desperta seu primeiro sonho na capital: conseguir comprar a mountain bike prateada que usa em seu trabalho e que foi emprestada por seu patrão. A compra representará a afirmação de sua existência na cidade grande. Às vésperas de alcançar seu objetivo, no entanto, a bicicleta que usa é roubada. Guei precisa encontrá-la, pois, sem ela, vão-se o emprego e os sonhos. Depois de uma busca desesperada, consegue encontrá-la, mas já nas mãos de outro. Seu desafio agora é compartilhar sua bicicleta com um estranho.

Quando: Quinta-feira, 29 de junho, 19h

PLATAFORMA (China) 2001 - Direção: Jia Zhang-Ke - Em 1979 numa China em plena mutação, ainda é proibido ouvir música pop. « Platform » é uma das músicas de sucesso que os jovens escutam ainda às escondidas. O filme acompanha durante dez anos as tribulações de um grupo de teatro oficial, que acaba se convertendo ao rock ; Miliang e seus amigos conhecerão múltiplas aventuras artísticas e sentimentais, sob um fundo de decepção revolucionaria e privatizações.

Quando: Quinta-feira, 29 de junho, 21h30 (Sala 2)

OS SILÊNCIOS DO PALÁCIO (Tunísia) 1994 - Direção: Moufida Tatli - Alia, 25 anos, está farta de cantar em casamentos. Após a humilhação de uma enésima recepção, ela exprime seu cansaço e sua revolta contra Lotfi, que ha dez anos compartilha a sua vida sem jamais ter-lhe pedido em casamento, e que não consente mais uma vez que ela leve sua gravidez adiante. O anúncio da morte do príncipe Sid Ali, um ex-bei, a imerge brutalmente de volta a seu passado e nos rastros de um pai desconhecido. . . que poderia ser o príncipe.

Quando: Quinta-feira, 29 de junho, 21h30 (Sala 1)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).