Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Pós-graduação foca mercado ou meio acadêmico

Free-lance para a Folha

Há vários tipos de pós-graduação (especialização, aperfeiçoamento, MBA, mestrado, doutorado), que são divididos como "lato sensu" e "stricto sensu". A primeira é mais conhecida como curso de especialização (mais de 360 horas/ aula) ou de aperfeiçoamento (menos de 360 horas/ aula).

O diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Marcos Campomar, explica que o MBA, na maioria das escolas, é um exemplo de curso de especialização, geralmente voltado para administradores.

Já os programas de especialização de outras áreas recebem os mais variados nomes.

O dentista Vicente Infante, 41, optou por um curso de cirurgia e traumatologia da Universidade Metodista. "Por falta do título, alguns hospitais não aceitavam convênios [com planos de saúde]", explica.

A seleção da pós "lato sensu" geralmente compreende análise de currículo e entrevista.

Já os cursos de mestrado e de doutorado formam o tipo "stricto sensu", ou seja, são voltados para a carreira acadêmica (professores e pesquisadores). Para ingressar nesse circuito, é necessário fazer uma prova escrita, saber idioma estrangeiro, passar por análise de currículo e entrevista e apresentar projeto de pesquisa.

"Mestrados e doutorados são para aprofundar um assunto", diz Marilene Vieira, coordenadora-geral de programas da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação).

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).