Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Iniciativa rende dividendos para pós-graduandos

Free-lance para a Folha

O profissional que faz um diagnóstico claro de sua carreira e decide cursar uma pós-graduação para se reciclar é, em geral, bem-visto pelas companhias empregadoras.

"O mercado valoriza o profissional objetivo, que sabe aonde quer chegar", argumenta Karin Parodi, sócia da consultoria Career Center. Por esse motivo, especialmente entre empresas que subsidiam cursos, ganha pontos o profissional que assume o controle e dita os rumos de sua própria carreira.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, quem demonstra interesse em crescer na profissão é visto como um profissional dinâmico e sai na frente no momento de receber aumentos ou promoções.

A administradora Sandra Turchi, 35, é exemplo disso. Segundo ela, a busca por atualização permanente foi essencial para a sua carreira. Em 11 anos de profissão, graduou-se, fez pós em marketing e um MBA.

"Embora já tivesse uma boa formação, sentia que ter um MBA tinha se tornado uma obrigação", explica ela.

Em algumas situações, a própria empresa pode sugerir que o colaborador faça a pós-graduação. O objetivo é evitar que funcionários-chave fiquem defasados e comprometam o rendimento da equipe ou do setor.

A necessidade da especialização é discutida entre o funcionário e seu chefe durante as avaliações periódicas. As empresas aproveitam o momento para ver quais os pontos deficientes e quais as áreas em que o profissional tem potencial para crescer e se destacar.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).