Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Mudança de área: Atestado da graduação não limita opções profissionais

Especialização abre portas para mudança de ramo de atuação

MARCIO PINHEIRO
Free-lance para a Folha

Humberto Luiz Britto, 44, formado em história, trabalha num banco em Salvador (BA). Rachel Uram, 42, formou-se em fisioterapia e hoje é empresária. Denizar Viana, 39, é médico e atua como professor. Os três fizeram cursos de especialização e mudaram de área sem grandes sobressaltos.

O bom profissional não deve se preocupar em seguir novos rumos, dizem especialistas. "Hoje a diversidade é tão grande que o mercado permite que se tenha uma formação diferente da área de atuação. Desde que a pessoa esteja preparada, não há problema", diz Arthur Marega, diretor da central de cursos da Faap.

O historiador Humberto Britto trabalha no Banco do Brasil há 21 anos e decidiu fazer MBA em gestão de empresas. "Gostava de história como um curioso, mas me graduei na área. A vida acabou tomando outro rumo", conta.

O desfecho foi positivo: ele terminou o curso em novembro de 2003, foi promovido, teve aumento de 70% e foi convidado para dar palestras sobre microcrédito.

Rachel Uram, fisioterapeuta, é outro caso bem-sucedido de mudança de área. Há cinco anos, abriu uma loja de relógios e virou empresária. No início, os balanços da empresa iam mal. Foi, então, aconselhada a cursar o MBA em marketing da PUC-RJ.

"Quando entrei na sala, percebi que era básico resolver o problema da loja, mas eu não estava conseguindo enxergar isso." Resultado: aumentou as vendas em 100% e descobriu novas parcerias.

Já Denizar Vianna continuou a trabalhar na área médica, mas em ramos bem diferentes. Passou de médico a gerenciador de hospital e, depois, a professor. "Despertei para um outro mundo quando fui convidado para trabalhar na área gerencial", afirma.

A mudança de Maria Carolina da Costa Hernandez, 24, foi radical. Formada em psicologia, foi trainee da Votorantim Celulose e Papel e se destacou na área de controladoria. "É um cargo que lida com estratégias, controla indicadores. Eu não tinha conhecimentos técnicos, mas fui chamada [para trabalhar na área] mesmo assim", conclui.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).