Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Migração revela a versatilidade do empregado

Free-lance para a Folha

As empresas não estão preocupadas se os funcionários têm uma graduação "estranha" ao trabalho. O importante é o perfil pessoal: experiência, eficiência, conhecimentos técnicos.

Rogério Bulhões, gerente de planejamento e desenvolvimento de pessoas da Votorantim Celulose e Papel, diz que é o próprio exemplo de que a mudança de área deve ser vista como algo normal. "Eu trabalho na equipe de RH, mas sou formado em matemática e em odontologia pela USP."

Ele diz observar os profissionais que mudam de área na empresa onde trabalha e conclui: "Quanto mais as pessoas entendem de coisas diferentes, melhor para a firma. Quanto mais versátil for o profissional, melhor ele será".

Simone Pereira, do RH da Volkswagen, concorda. O importante para aqueles que mudam de ramo é, segundo ela, a experiência e a boa formação, ainda que em área diferente.

Ela completa, contudo, que o profissional que vem de outra área deve fazer cursos específicos para se especializar. Também como Bulhões, Pereira afirma que um ponto positivo do profissional formado em outro ramo é a versatilidade.

Mas alguns especialistas questionam a mudança. Para o "headhunter" Luciano Cabonari, diretor da Panelli Motta Cabrera (contratação de executivos), o profissional que muda de área "tem de ter coerência".

Para a consultora Agnes Ezabella, "se a pessoa vier de área muito diferente, terá dificuldade em acompanhar o curso em que quer se especializar".

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).