Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Recolocação: Na busca pela vaga, estudo muda o status do candidato

Pós valoriza "passe" de desempregado; custo desfalca renda

RAFAEL ALVES PEREIRA
Free-lance para a Folha

Reciclar o que foi aprendido na universidade, garantir pontos extras na próxima seleção de emprego e ampliar a rede de contatos: tudo para facilitar a volta ao mercado. Para quem está desempregado, aproveitar o tempo livre para fazer uma pós-graduação pode ser uma boa pedida.

Enquete do Grupo Catho mostra que, entre ocupantes de cargos que exigem nível superior, 45% têm no mínimo pós-graduação, contra 37% apenas graduados --sinal de que a chance de emprego é maior para os titulados.

Enquanto continua a busca em classificados, empresas de recrutamento e sites especializados, quem faz pós não se afasta do mercado e melhora o currículo.

"O recurso é útil se for usado em conjunto com um plano de recolocação profissional", avalia o consultor Maurício de Paula.

Complementar a graduação e fortalecer o currículo foram os objetivos da publicitária Anna Almeida, 23, para cursar uma especialização. "Sinto-me mais preparada agora. Antes eu tinha apenas uma visão teórica", avalia.

Status

Outra possível vantagem de uma pós-graduação é a mudança de status do desempregado, que passa a ser considerado "profissional em aperfeiçoamento".

A fonoaudióloga Tatiana Piwowarczyk, 24, estava sem trabalho havia um ano quando procurou uma pós. O resultado foi positivo.

Diz ter melhorado a auto-estima e sua qualificação e agora presta serviço para uma empresa de medicina do trabalho, dá palestras e faz preparação vocal de atores.

Num período de estagnação econômica e de desemprego na casa dos 12,3% (dados referente ao ano de 2003, de acordo com o IBGE), toda a ajuda para a recolocação é válida. No entanto, o profissional não deve se iludir: a pós ajuda, mas não garante nada.

Em razão disso, durante o período sem salário garantido, fazer uma pós que exija alto investimento é arriscado. A menos que existam outros recursos que garantam a segurança financeira, a opção de um curso caro pode não ser adequada.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).