Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

"Networking": Sala de aula também ensina a expandir rede de contatos

Convívio ajuda na troca de emprego e a fechar negócios

RAFAEL ALVES PEREIRA
Free-lance para a Folha

As salas de aula de pós-graduação são o terreno ideal para estabelecer contatos profissionais e conhecer pessoas de diferentes áreas. Seja por indicação de colegas, seja por intermédio de professores, muita gente fecha negócios, muda de emprego e concretiza projetos por meio das aulas.

O caso do consultor de negócios Rogerio Meireles, 33, é um bom exemplo. Ele iniciou em 1999 um MBA que durou dois anos. Desde então, trocou de emprego três vezes. Duas delas por indicação de companheiros do curso.

"Hoje o "networking" [rede de contatos] é muito forte para recolocação. Quando você trabalha ou estuda com alguém e mostra resultados, essa pessoa acaba indicando seu nome", conta. Na primeira mudança, passou a ganhar um terço a mais. Ele calcula que hoje seu salário seja o dobro do que recebia no início da pós.

O engenheiro Júlio Gurgel faz parte da turma que desenvolveu um projeto graças aos contatos da pós. Com experiência em empresas de reciclagem e de gestão ambiental, juntou-se a quatro companheiros, todos engenheiros --mas com experiência em áreas como logística, vendas, finanças e computação--, e construiu uma máquina de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, antigo projeto de Gurgel. O aparato foi incorporado à empresa que ele já tinha.

"A experiência de cada um em diferentes áreas ajudou muito. Fizemos todo o planejamento: do contato com futuros clientes à distribuição", conta o engenheiro.

Ponte

Fechar negócios também está na pauta. O carioca Flavio Corrêa, 46, havia aberto empresa de administração de condomínios quando iniciou o MBA executivo do Coppead, em 1994. Um amigo de curso serviu de contato na construtora em que trabalhava.

"Foi importante ter entre os clientes uma grande construtora, com projeção no mercado", lembra ele, que é presidente da associação de ex-alunos do MBA. "Nós nos reunimos periodicamente. É importante se atualizar sobre o que está acontecendo em outras empresas", conclui.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).