Folha Online 
Educação

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Guia Pós-Graduação e MBA 03/02/2004

Cerca de 70% das vagas vão para "indicados"

Free-lance para a Folha

Uma boa rede de contatos pode ser garantia de recolocação tranqüila quando o profissional precisar de um novo emprego. Estimativas de especialistas em recursos humanos e recrutamento ouvidos pela Folha apontam que cerca de 70% das vagas existentes no mercado de trabalho são ocultas: não aparecem em anúncios nem em concursos. Para chegar até elas, é preciso estar bem conectado com o mercado e conhecer pessoas em posições-chave.

Na hora de preencher postos mais importantes e de melhor remuneração, os empregadores recorrem antes aos profissionais bem recomendados.

"Procuramos primeiro, dentro da empresa, indicação de alguém que tenha o perfil. Depois vemos fora dela, por meio dos contatos de funcionários e de firmas de recolocação. Se não encontrarmos um bom candidato, recorremos a "head-hunters". A primeira opção é sempre a indicação", explica Alberto Walter, gerente de recursos humanos da DirecTV.

Para estar na lista de possíveis indicados, é preciso ter bons contatos dentro da própria empresa e também fora dela.

Osni Lima, diretor de recursos humanos da Rhodia, explica que, para os cargos de chefia, "é dada preferência a indicações de "headhunters'". Para ser "achado" por esses profissionais, é preciso se manter conhecido no mercado.Estar em contato com ex-professores é uma boa dica.

Heitor Peixoto, diretor-geral da Business School São Paulo, já intermediou indicações.

"Uma vez me ligou um professor, CEO de uma grande empresa, dizendo que precisava de um profissional com determinadas características. No dia anterior, eu tinha almoçado com um ex-aluno que apresentava exatamente o perfil. Eu fiz a recomendação, e ele foi contratado para o cargo de diretor", conta Peixoto.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).