Folha de S.Paulo Moda
*número dez *ano três* sexta-feira, 30 de julho de dois mil e quatro
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / acessórios

as próximas coqueluches

anabela, metalizados, bico redondo e até cortiça vêm forte no calor

Mudam o formato, o material, a cor, mas o foco dos pés no verão 2005 principal continua a feminilidade. A principal aposta entre os especialistas é a volta do salto anabela, vindo lá dos anos 70. De salto fino ou plataforma, o modelo será a coqueluche da estação. "Ele se destacou como sucesso absoluto entre lojistas e expositores na Francal 2004", confirma o consultor Roberto Benelli.

O bico redondo é outra tendência forte. Ele já está aí há duas estações, mas só agora ganha a simpatia das mulheres. "Muitas acham que são mais difíceis de usar, mas não é verdade", diz a designer Franziska Hübener. Os de salto mais grosso e o baixinho (altura 3) também rolam.

"É um ótimo momento para a anatomia dos pés", diz Cláudia Narcizo, estilista da Arezzo. Segundo ela, a anabela representa a continuidade do movimento retrô romântico na modelagem. Laços, picotes, perfuros e recortes percorrem todos os tipos de shapes (formas). Os assandalhados que lembram as antigas franciscanas, de salto grosso e alto, com forma redonda, em couro cortado a fio, em cores naturais e lavadas, conferem sutil rusticidade.

Entre os materiais, os naturais estão mesmo em alta. Há uma grande aposta no cru, seja no couro, no tecido, na juta ou na cortiça (também de volta dos anos 70). "Estamos usando a cortiça para cobrir saltos e forrar palmilhas", diz Francesca. Franziska usa o couro de tilápia, peixe que substitui o croco e a pele de cobra. Alexandre Birman, dono da nova marca Shutz (a loja acaba de abrir na Oscar Freire) prefere o couro atanado: "É o couro de vaca que recebe tratamento vegetal e fica bem molinho, como o material das alças das bolsas da Louis Vuitton", explica.

Outra tendência importante: as cores lavadas, frescas, os degradês e os tons pastel, tipo sorvete. Francesca, conhecida por usar muitas cores em seus acessórios, pega leve nessa estação: "Estamos brincando com os degradês, mas misturados a um metalizado fosco". Esse tipo de acabamento, que deixa uma cara de usado, deverá aparecer bastante nas lojas e calçadas do verão brasileiro.

carolina delboni

fotos cris bierrenbach

Veja a galeria


Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).