Folha de S.Paulo Moda
*número nove *ano três* sexta-feira, 16 de abril de dois mil e quatro
Folha Online
 
Anterior | Próximo texto | Índice

moda/ espelho

quem tem medo de batom vermelho?
a cor está na moda, mas é preciso saber o jeito certo de usar

Em contraste com os tons clarinhos vistos nas últimas temporadas, a cor da vez neste outono-inverno é o vermelho. Chamado de "key trend" (tendência-chave) pelos especialistas, o vermelho aparece vibrante, escuro ou queimado nos desfiles de inverno 2004/2005 de Comme des Garçons, Christian Dior e Katarzyna Szczotarska entre outros, na Europa, onde a cor também é vista sempre nas temporadas de alta-costura.

É bem verdade que é difícil de usar. "Muitas mulheres acham vulgar, já que o vermelho é uma cor muito associada ao erotismo. Elas ficam com medo de arriscar e acabam preferindo os batons mais claros", conta o maquiador Theo Carias.

Em primeiro lugar, é importante usar o tom certo para cada tipo de mulher. "Sempre vai existir um tom de vermelho que combina com seu tom de pele", recomenda o maquiador Henrique Melo. Todos os profissionais entrevistados concordam em um ponto: tons mais escuros para as negras, vibrantes para as orientais, cereja para as morenas e praticamente qualquer um para as loiras. "Uma mulher com make nada e batom vermelho é a coisa mais linda", diz Theo.

Passar o batom com a ponta dos dedos é a recomendação para ficar com uma boca sexy, sem pesar. "Essa é a maneira mais legal de usar batom vermelho durante o dia", explica o beauty-artist Daniel Hernandez. "Fica mais informal, não traz aquela intensidade toda", complementa Theo. Quem tem lábios mais finos deve fazer a mesma coisa e passar um pouco de gloss por cima, para aumentar a boca. Tire o excesso com lenço de papel ou com um guardanapo.

Para arrasar, guarde um tempinho a mais para fazer o make certo: "Tem de usar pincel para conseguir o contorno perfeito e não borrar. Antes, desenhe lábios com um lápis de boca do mesmo tom para deixar o make mais perfeito. Indico o Redd, da M.A.C", diz Robert Estevão. Este também é o lápis favorito de Lau Neves.

O beauty-artist Kaká Moraes ensina: "Se a boca é fina, use um tom mais aberto, vermelho-maravilha; se é mais grossa, pode usar o vermelho-vinho. Mas é verdade que é uma cor que fica melhor em quem tem bocão".

O legal mesmo é deixar o batom vermelho ser o destaque do look. Então não force no make dos olhos, melhor deixar a pele fresca. "Para um look mais natural, use blush num tom de rosa claro; para definir o rosto, o certo é blush em tons de marrom", sugere Robert.

camila yahn

Veja a galeria

fotos beleza e produtos rodrigo marques studio M3 / make lau neves (molinos & trein) / fotos desfile afp e reuters
modelos bruna del bortolo (marilyn), lis tiegs (marilyn), karmem nardin (marilyn) e eloise yamashita (skin)


Anterior | Próximo texto | Índice

 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).