Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Picasso 18/09/1999

Guerras são referências

da Reportagem Local

A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as duas referências da mostra no Masp possuem pontos de contato que extrapolam a questão cronológica.

Assim como a Segunda Guerra, a Guerra Civil Espanhola colocou em confronto, de um lado, Itália, Alemanha e os fascistas espanhóis liderados pelo general Francisco Franco; do outro, os republicanos, apoiados pela ex-URSS e, em parte, pela França e Inglaterra. A Guerra Civil Espanhola matou cerca de 1 milhão de pessoas e foi como uma preliminar para o conflito mundial.

O conflito espanhol rendeu para Picasso a criação de seu trabalho mais célebre, o painel "Guernica" (1937), criado depois do bombardeio da cidade basca homônima, em 27 de abril de 1937, que deixou 1.654 mortos e 889 feridos em uma população de cerca de 7.000 pessoas.

Existe uma anedota que diz que, durante a ocupação alemã da França, o ateliê de Picasso foi visitado por oficiais da força aérea alemã que, diante de estudos de "Guernica", perguntaram se era ela que havia realizado aquilo. Picasso teria respondido: "Não. Foram vocês".

(CF)

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).