18/06/2004
Cliente é exigente, afirma Fernandez
da
Folha de S.Paulo
Fernando Moraes/Folha Imagem |
|
|
Criada em 1983 para ser uma imobiliária com foco em empreendimentos de alto padrão, a Fernandez Mera cresceu --hoje tem 60 funcionários
e 300 corretores-- e se diversificou, mas, segundo seu diretor-geral, Gonzalo Fernandez, 36, "manteve um padrão de atendimento para clientes que exigem do bom e do melhor".
Folha - Tricampeã em qualidade e quinta no ranking das maiores. É impossível ser a melhor e a maior?
Gonzalo Fernandez - Tem de escolher um dos caminhos. Para obter qualidade, escolhemos o caminho da alta capacitação de funcionários. E optamos por trabalhar com um número reduzido de incorporadores.
Folha - A Fernandez Mera comercializou, no período analisado pelo Prêmio Folha Qualidade Imobiliária 2004, R$ 996 milhões, contra R$ 4,7 bilhões da líder no ranking, a Lopes, tricampeã em quantidade. Dá para crescer quanto, percentualmente, mantendo a qualidade?
Fernandez - Nossa meta é crescer 20% neste ano. Em 2003, foram 15%.
Folha - Qual é a fórmula para manter a qualidade por três anos consecutivos?
Fernandez - Damos o mesmo tratamento a quem compra uma cobertura nos Jardins ou um lote em Itatiba.