Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

São Paulo Fashion Week 24/01/2004

Estilistas e grifes

da Folha Online

Alexandre Herchcovitch

A marca Alexandre Herchcovitch, que existe desde 1990, cresceu, amadureceu e hoje é considerada uma das mais bem-sucedidas no mundo fashion. Admirado por fazer uma moda conceitual, Herchcovitch deu novas interpretações a materiais como o látex. O nome do estilista é constantemente associado à idéia do novo e à desvinculação das tendências comerciais. Em seu último desfile na SPFW, Herchcovitch mostrou uma coleção inspirada nas festas juninas.

Alphorria

A marca mineira, de Edna e Evaldo Thibau, estreou no ano passado na São Paulo Fashion Week mostrando uma coleção de inverno sexy e feminina, inspirada numa mulher chique e cheia de glamour. No desfile de verão, a marca foi inspirada pela deusa da vitória. A coleção, com silhueta marcada, não deixou de fora os vestidos longos de festa.

André Lima

O paraense André Lima começou a carreira em 1992 sempre apresentando vestidos sensuais e ultrafemininos. As referências às décadas passadas têm inspirado suas coleções. Utiliza babados, rendas, fendas, transparências e todos os elementos que compõem o que se pode chamar de ‘sexy‘ em uma roupa.

British Colony Maxime Perelmuter

Grife de moda masculina de Maxime Perelmuter tem como proposta misturar influências. O estilista é adepto das cores fortes e costuma não colocar de limites na paleta com a qual costuma iluminar seus desfiles. A modelagem de suas coleções prima pelo conforto, com calças largas e t-shirts grandes.

Caio Gobbi

Ex-Casa dos Criadores, o estilista Caio Gobbi estreou na São Paulo Fashion Week nos desfiles da coleção verão/2002. Uma das principais marcas do estilista é o jeanswear. Em sua segunda participação no evento, Gobbi veio com criações menos adolescentes, tendo como inspiração a personagem Elvira. Em sua última coleção, o estilista investiu no jeans com cortes e nas cores da new wave.

Carlota Joakina

Carlota Joakina é a segunda marca da G, de Glória Coelho. Quem assina os looks é seu filho, Pedro Lourenço. A Carlota Joakina faz uma moda jovem, moderna, criativa e dinâmica. Os destaques da marca são a modelagem e a exploração de materiais tecnológicos.

Cavalera

Sob o comando da estilista Thais Losso, a marca criada pelo músico Igor Cavalera, do Sepultura, era marcada pelo bom humor, criatividade e irreverência. Os desfiles, que sempre faziam muito sucesso entre o público, aliavam moda e encenação, como no último desfile (verão/2003), com seu casamento indiano. A TV, dos personagens de desenho animado às novelas, e o cinema eram inspirações recorrentes nos desfiles. A partir desta edição, a marca tem no comando um pool --Adriano Costa, Emilene Galende, Fabia Bercsek, J. Pig, Fabiano Grassi, Marcos Fernandes e Catarina Gushiken.

Cori

A marca Cori estreou na edição de Inverno 2003 do SPFW com assinatura de Alexandre Herchcovitch. A alfaiataria tem sido o destaque da marca, que pode ser definida como clássica e contemporânea.

Eduardo Suppes

O mineiro Eduardo Suppes lançou sua marca própria em 1998. É conhecido no mercado por fazer roupas extremamente femininas e sensuais. Suas peças-chave são os vestidos de noite, sempre com bordados artesanais. Em sua última coleção de inverno apresentou um glamour desleixado inspirado no universo das motos Harley Davidson.

Ellus

Criada em 1972 a marca tem o jeans como carro-chefe. Lançou o stonewashed e marrom e as roupas inspiradas em uniformes de guerra.

Fause Haten

Conhecido por fazer uma moda arrojada, onde elementos da alta costura e do prêt-à-porter se encontram, o estilista explora a mistura de materiais --rendas, jeans e couro. As roupas íntimas à mostra são outra marca de Fause Haten. O basquete e o hip hop estiveram presentes no último desfile.

Forum

Marca comercial e criativa de jeanswear, a Forum, de Tufi Duek, costuma trazer a suas coleções referências de décadas marcantes e vez ou outra recupera e trabalha temáticas brasileiras, unindo praticidade e modernidade. A sensualidade das coleções femininas é uma de suas marcas. Nos desfiles masculinos, a Forum geralmente mostra um homem contemporâneo e despojado.

Glória Coelho

A baiana Glória Coelho, da marca G, apresenta acessórios conceituais e modernos aliados a roupas estruturadas, desmontáveis, funcionais, misturadas a outras absolutamente delicadas e femininas. Explora materiais tecnológicos também.

Iódice

A marca de Valdemar Iódice, que no começo investia na produção de malharia, firmou-se com base num conceito jovem e sensual e, por vezes, segue as tendências internacionais. Ao mesmo tempo que investe no índigo, a Iódice cria looks leves e femininos, com tecidos finos e drapeados. As estampas gráficas às vezes dão as caras. No masculino, a palavra é simplicidade --em cores e formas.

Jefferson Kulig

O estudo da forma. Esse é o principalaspecto da moda criada por Kulig, que busca referências nas artes plásticas, principalmente no concretismo. A pesquisa de materiais também é sua fonte de inspiração para as criações conceituais que costuma apresentar em seus desfiles.

Jum Nakao

Na SPFW desde 2002, Jum Nakao se inspira em diferentes manifestações artísticas e culturais --de cinema a quadrinho. Em seu primeiro desfile (verão/2002), o estilista deixou de lado o japonismo e deu prioridade à relação entre tecnologia e tempo. Em sua coleção Future Kitsch mostrou formas fluidas, com vestidos soltos e saias plissadas, além de estampas de flores e pássaros. Na coleção de inverno do ano passado, Nakao buscou inspiração no cinema dos anos 60 e no militarismo. No último desfile, baseou-se na estética das animações dos irmãos Stephan e Timothy Quay.

Lino Villaventura

Comandando sua própria marca desde 1982, quando abriu sua primeira loja em Fortaleza, o cearense Lino Villaventura explora materiais inusitados como a palha, a pele de cabra, o barbante de puro algodão, a renda filé e as escamas desidratadas de peixe. Os desfiles, que sempre levam para a passarela mulheres extremamente elegantes e sexies, são performáticos.

Lorenzo Merlino

Lorenzo Merlino estreou na edição Verão 2002 / 2003 da SPFW. Não costuma criar suas coleções a partir de inspirações diretamente relacionadas e costuma misturar referências. As cores sóbrias e os cortes geométricos contrastando com transparências foram caracterísitcas de sua última coleção de inverno.

Marcelo Quadros

Marcelo Quadros estreou no São Paulo Fashion Week na edição de Inverno 2003. Começou sua carreira fazendo moda para o segmento fitness, mas em sua estréia na SPFW apostou na mistura de informações, com uso de peças de lingerie, utilitários e alta-costura. Sofisticação da alta costura e sensualidade têm sido as marcas de suas coleções.

Mareu Nitschke

Na SPFW desde os desfiles de inverno do ano passado, o estilista mostra em sua marca de prêt-á-porter feminino e masculino uma mistura de refinamento com experimentalismo. Em sua estréia no evento, Nitschke uniu o romântico e o moderno, além de usar o hip hop como referência.

Mario Queiroz

As bases das suas coleções são as calças, camisas e malhas circulares, e ainda complementam os looks jaquetas, paletós de alfaiataria, uma linha praia e o jeanswear. Na última coleção de inverno, investiu no look rústico, quase rural, com cores de fazenda e botinas.

Osklen

A grife carioca de roupas de casualwear, surfe e esqui estreou na São Paulo Fashion Week, em janeiro do ano passado, criando polêmica ao exibir um casting completamento louro --os modelos que não tinham cabelos claros usaram peruca loura ou tiveram os fios descoloridos. As coleções da Osklen são inspiradas nas expedições aventureiras do dono da marca, o médico Oskar Metsavaht.

Patachou por Tereza Santos

O tricô é a marca característica da Patachou, grife assinada pela estilista Tereza Santos. As roupas da marca são versáteis, contemporâneas e prima pela supressão dos excessos estilísticos.

Reinaldo Lourenço

Considerado um dos mais inventivos estilistas do Brasil, Lourenço usa referências do mundo das artes e experiências pessoais em suas coleções. O estilista, que aposta em peças femininas e requintadas, recorre muitas vezes a tecidos trabalhados de modo tecnológico, que passam por processos de lavanderia, tingimento e envelhecimento.

Renato Loureiro

Admirador dos mestres do japonismo, o estilista mineiro é conhecido pela criação de roupas com linguagem universal, por propor diferentes formas e conceitos e por seu trabalho de malharia. O estilista já explorou plissados, formas de "dobraduras" e em 2002 investiu no estilo vitoriano.

Ricardo Almeida

Reconhecido como um dos grandes criadores da moda masculina brasileira, tem como destaque de seu trabalho são os ternos de corte perfeito. Seus desfiles em geral contam com a participação de artistas famosos, admiradores declarados de suas peças, como Raul Cortez, Ney Latorraca e Edson Celulari.

Rodrigo Fraga

O estilista mineiro Rodrigo Fraga desenha moda masculina e desenvolve um trabalho conceitual, mas usável.Estreou nas passarelas do SPFW na edição de Verão 2002/03. A mistura de tecidos e estampas e a versatilidade de peças que podem assumir várias "caras" têm sido a marca de suas coleções.

Ronaldo Fraga

Irreverência e elementos regionais sempre estão presentes nas coleções do estilista mineiro, que sempre conta histórias em seus desfiles. Ele já falou sobre Zuzu Angel, sobre desencantamento nas grandes cidades e sobre o universo prisional. Utiliza muito o algodão e estruturas mais amplas em suas roupas.

Rosa Chá

Amir Slama, que já investiu em cores, estampas, tecidos inovadores e até em zíperes em seus maiôs, biquínis e collants (alguns com manga comprida e capuz), fez em seu último desfile, em julho de 2003, uma coleção histórica. A Rosa Chá mostrou homens e mulheres de bumbum de fora, com maiôs com recortes traseiros e sungas com provadoras transparências.

Sommer

Ao criar uma coleção de peças que mistura moda vintage com a atitude do streetwear, Marcelo Sommer ganhou destaque no mundo da moda. Nos últimos desfiles tem mostrado coleções mais adultas, com bons resultados na alfaiataria e nas malhas.

Triton

Voltada para o público jovem e descolado, a segunda marca de Tufi Duek já investiu no sexy, passou por uma fase mais meiga e infantil, inspirou-se no funky, com estampas psicodélicas e, recentemente, mergulhou num estilo retrô.

Uma

A marca de prêt-à-porter feminino e masculino assinada pela estilista Raquel Davidowicz estreou na edição de inverno/2003 da São Paulo Fashion Week com uma coleção calcada na alfaiataria e no sportswear, com predomínio dos tecidos tecnológicos e os silks. No último desfile, a marca buscou elementos na obra da artista plástica brasileira Jacqueline Leirner.

Vide Bula

Afastada das passarelas de São Paulo por alguns anos, a marca mineira de Giácomo Lombardi voltou à cidade em 2002. Com produção de peças jeanswear, streetwear e casual, a Vide Bula propôs no inverno de 2003 um manifesto pacifista, expresso em peças como uma camiseta com estampa do rosto do presidente George W. Bush com nariz de palhaço.

V.Rom

A marca V.ROM, dos estilistas Rogério Hideki e Vitor Santos, tem como característica fazer moda masculina voltada para o público jovem e simpatizante do cenário da música eletrônica paulistana.

Zapping

A marca, do empresário Renato Kherlakian, tem como característica fazer uma moda baseada no street wear visando o público jovem. Depois de ter ficado fora dos desfiles da SPFW por algumas temporadas a marca voltou a apresentar suas criações nos desfiles Verão 2003, quando fez uma homenagem aos idosos.

Zoomp

Fundada em 1974, a marca criada por Renato Kherlakian lançou tendências de lavagens no jeans e tem o jovem como público-alvo.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).