Folha Online 
Equilíbrio

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Saúde da mulher
25/04/2004

Por dentro da mama

Sentir dor na mama ou encontrar um nódulo ao apalpar o seio são motivos de aflição para qualquer mulher, mas nem sempre significam problemas

da Revista da Folha



Cisto

Nódulo derivado do ducto mamário, com interior líquido, que pode ou não provocar dor. Na maioria dos casos, são impalpáveis, diagnosticados por mamografia e/ou ultra-som (são palpáveis os cistos mais superficiais). É o tipo mais comum de nódulo e aparece em mulheres entre 25 e 40 anos.

O que fazer?

Auto-exame mensal, acompanhamento semestral de um mastologista, ultra-som semestral e mamografia anual a partir dos 40 anos. Não requer cirurgia, mas ela pode ser indicada em cistos com aparência suspeita detectada por exames.

Fibroadenoma

Sólido, sem líquido interior, composto de tecido fibroso e geralmente indolor. Originário no tecido de sustentação dos seios, pode ser palpável de acordo com o tamanho; identificado através de mamografia e/ou ultra-som. Muito comum entre mulheres jovens, de 16 a 30 anos.

O que fazer?

Não costumam crescer, mas caso isso ocorra ou ele mude de aspecto, podem ser indicadas biópsias de fragmento (core-biopsy) ou cirurgia; isso vai depender de fatores como tamanho e forma do nódulo, idade da paciente e histórico familiar de câncer de mama. Acompanhamento semestral com mastologista, ultra-sonografia e eventualmente mamografia.

Alterações funcionais benignas da mama (AFBM)

Podem aparecer juntamente com sintomas como sensação de peso, dor, inchaço e nódulos no período pré-menstrual. Em geral, são formados por tecido mamário normal.

O que fazer?

Acompanhamento semestral e uso de medicação especifica contra dor e inchaço. Se for palpável, a biópsia poderá ser indicada.

Nódulos benignos menos freqüentes

Lipomas (nódulos de tecido gorduroso), linfonodos intramamários (gânglios ou ínguas), cistos sebáceos (cisto cutâneo), hemangioma da mama (má-formação vascular).

Outros problemas

Abscessos puerperais

São inflamações comuns em quem está amamentando e passou por uma mastite. Podem ser palpáveis ou visíveis. A área ao redor do abcesso (cavidade com acúmulo de pus) se torna dolorosa, avermelhada e febril. O tratamento inclui de antibióticos à pulsão.

Secreção

Deve ser investigada sempre que ocorrer. Se for sanguinolenta, há duas possíveis causas: o tumor benigno chamado papiloma (que cresce como uma verruga no ducto mamário) ou um tumor maligno. Normalmente, é preciso fazer uma pequena cirurgia para retirar e depois identificar o tipo.

Vermelhidão e coceira no mamilo ou auréola

Em casos raros, pode estar relacionado a um câncer que começa no mamilo. Procure um especialista.

Fonte: Maria Helena Vermot, Sociedade Brasileira de Mastologia

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).