Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Teatro da vertigem
30/06/2004

Conheça o Exploranter

da Folha Online

Uma das opções para fazer ecoturismo no Brasil é o Exploranter, um hotel sobre as rodas de um caminhão Scania. O objetivo do veículo, o primeiro do gênero no país, é inaugurar um novo modo de viagem e promover o turismo de forma itinerante e com conforto.



O caminhão é composto por duas caçambas. Uma é o romeu e a outra é a julieta. O romeu é o local onde fica a cabine do motorista, a sala de convivência e a cozinha.

Na julieta, que pode ser desintegrada do romeu, ficam as camas e os banheiros. Esse compartimento do caminhão é estacionado, na maioria dos percursos, para proporcionar mais mobilidade e autonomia ao veículo.

Quarto

Divulgação
Vista interna de um quarto do Exploranter
Dimensões: as camas são mais largas do que uma cama convencional de solteiro, com 84 cm de largura, e chegam até dois metros de comprimento, de acordo com o tamanho do hóspede. A altura é de 70 cm.

Infra-estrutura: cada quarto possui um armário de 80cm x 32cm x 35cm com chave, uma janela, cortinas e iluminação própria.

Artigos pessoais: o Exploranter oferece roupa de cama, toalhas de banho e rosto, cobertor e travesseiro.

Reservas: os quartos são escolhidos por ordem de chegada. Há camas de casal e oversize (com colchão de dois metros) para os hóspedes mais altos.

Sala

Divulgação
A sala do hotel Exploranter
O Hotel Sobre Rodas foi projetado para ficar parado. A sala de estar, ou o romeu, é a única parte que é usada em movimento. É nela que os hóspedes são transportados para os passeios.

Infra-estrutura: 32 bancos reclináveis formam salinhas de até oito pessoas. As janelas são panorâmicas, com cortinas, e o teto abre, dando acesso ao deck de observação, que fica no teto do caminhão.

Banheiro

Divulgação
Um dos banheiros do Exploranter
O Exploranter possui três banheiros.

Infra-estrutura: chuveiro com água quente, pia para higiene pessoal, vaso sanitário e ducha-bidê.

Artigos: sabonete líquido, xampu e condicionador, papel higiênico, pasta de dente, pente e escova para cabelo, desodorante, creme de barbear e cabides para toalha e roupa.

Cozinha

Divulgação
A cozinha do caminhão
A cozinha fica no lugar onde deveria ser o maleiro do veículo.

Infra-estrutura: uma geladeira, um freezer, um fogão e um moderno forno computadorizado, uma pia, cinco mesas e 33 cadeiras.

Cardápio: Os pratos acompanham a geografia do roteiro. Todos os hóspedes são convidados para participar na elaboração das refeições.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).