Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

29ª Mostra BR de Cinema
20/10/2005

Convidados

da Folha Online

A 28ª Mostra BR de Cinema traz a São Paulo, como parte de sua programação, convidados estrangeiros e brasileiros, entre diretores, atores e outros profissionais do cinema, que vêm apresentar seus filmes e participar de debates.

Amat Escalante, diretor de "Sangre"
Nasceu em Barcelona em 1979, mas viveu a maior parte de sua vida no México. Aficionado por cinema desde cedo, aos 14 anos dirigiu seu primeiro curta-metragem. Anos mais tarde, adquire uma câmera de 16mm e faz seu segundo curta, "Amarrados" (2002). O filme foi aclamado pela crítica e exibido em diversos festivais internacionais. Trabalhou também como diretor-assistente em "Batalla En El Cielo" (2005), dirigido por Carlos Reygadas (cujo longa de estréia, Japón, foi exibido na 26ª Mostra). "Sangre" é seu primeiro longa.

Andréas Johnsen, diretor de "Mr. Catra - O Fiel"
Nasceu em 1974, em Copenhagen, Dinamarca. Iniciou sua carreira como fotógrafo e trabalha na televisão desde 1998. Ele também atua na área cultural, promovendo concertos e festivais de hip hop realizados em Copenhagen. Mr. Catra, o Fiel é seu primeiro documentário.

Antonella Costa, atriz e jurada
Atriz, nasceu em Roma, Itália, e cresceu na Argentina. Aos 18 anos, protagonizou seu primeiro longa, "Garagem Olimpo", de Marco Bechis, que participou da 23ª Mostra. Já participou de um total de 13 filmes, entre eles "La Fuga", de Eduardo Mignogna, "Filhos", de Marco Bechis (atração da 27ª Mostra), "Nadar Solo", de Ezequiel Acuña, "Hoje e Amanhã", de Alejandro Chomski, que participou da 27ª Mostra, "El Viento", de Eduardo Mignogna (parte da programação da 29ª Mostra), "Diários de Motocicleta", de Walter Salles, e "Cobrador", de Paul Leduc, que está em pós-produção.

Allyson Tang, produtor de "Little Warrior and the Confessions"

Ash Baron Cohen, diretor de "Little Warrior and the Confessions"
Nasceu em Londres, Inglaterra, em 1967. Formou-se na Sussex University, onde fez o filme "The Birthday Party", antes de se mudar para a Califórnia. Dirigiu o média "The Sex Police" e estreou em longas com "Bang", de 1997. Seu segundo filme, "Filhotes", participou da 23ª Mostra, e o seguinte, "A Vida desta Garota", da 27ª Mostra. Dirigiu o segmento "Esperança" para o longa "Bem-Vindo a São Paulo", produzido para 28ª Mostra.

Aron Gauder, diretor de "O Território/The District"
Formado pela Academia Húngara de Artes Aplicadas em 1999, iniciou sua carreira com "The Helping Soul". Tornou-se famoso na Hungria por suas extraordinárias idéias e sua capacidade de mixar técnicas de animação. Com o mesmo título de "The District!", fez uma série para a TV húngara, em 2003, com grande sucesso.

Benedek Fliegauf, diretor de "Selva e Traficante"
Nasceu em Budapeste, Hungria, em 1974. Começou trabalhando em televisão. Cursou escola de arte para diretores, depois Filosofia e Literatura. Interessou-se então por cinema. Escreveu seu primeiro roteiro em 2000. Fez documentários e curtas-metragens. Forest é seu primeiro longa. Seu segundo longa, Dealer, também participa da 29a. Mostra.

Cedomir Kolar, produtor de "L’Enfer"

Christian Berger, jurado e fotógrafo dos filmes de Michael Hanecke
Diretor, produtor, diretor de fotografia e autor de inúmeros documentários e filmes, nasceu em 1945 na Áustria. Fundou sua própria companhia, a TTV Film em 1973. Estreou em direção de longas-metragens com Raffl, de 1984, que participou da 11ª Mostra. Participou de outras edições da mostra como responsável pela fotografia dos filmes "71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso", 18ª Mostra; "A Professora de Piano", 25ª Mostra e "O Vídeo de Benny", 16ª Mostra, todos dirigidos por Michael Haneke. Também foi um dos fotógrafos de "O Olho do Tufão", do diretor Paulus Manker, que participou da 18ª Mostra. Ganhador de vários prêmios internacionais e australianos, Berger é professor na Academia de Viena.

Christhopher Jaymes, diretor de "In Memory of my father"
Nasceu em 1973, na Califórnia (EUA). Ator, diretor, escritor, produtor e editor, nos últimos tempos Christopher Jaymes dirigiu videoclipes de vários artistas. Recentemente, escreveu um romance sobre os efeitos do tsunami na Tailândia, após ter passado seis semanas naquele país. "The Reel", seu primeiro curta como diretor, foi realizado em 1999. "In Memory of My Father" é seu primeiro longa.

Clemens Klopfenstein, jurado e diretor de "Saint Francis Birds"
Nasceu em 1944. Estudou Cinema com Kurt Fruh, em Zurique. Em 1974, consegue uma bolsa de estudos de Pintura em Roma e, em seguida, expõe seus quadros na Itália e na Suíça. Seu primeiro filme é "Geschicht Der Nachte" (1979). Seu segundo filme é "Transes - Reiter Auf dem Toten Pferd", selecionado para o Festival de Berlim. Dois de seus filmes já foram exibidos em edições anteriores da Mostra: "Macao" (1988 - 13ª Mostra) e "Quem tem Medo de...?" (2000 - 24ª Mostra). A 29ª Mostra apresenta "St. Francis Birds Tour".

Danis Tanovic
Nasceu em 20 de fevereiro de 1969, em Zenica, Bósnia-Herzegovina. Estudou Música, Engenharia e Cinema. Saiu de Sarajevo para estudar Direção Cinematográfica em Bruxelas. Dirigiu documentários em curta-metragens antes de fazer seu primeiro longa, "Terra de Ninguém", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2002, apresentado na 28ª Mostra.

Emilio Maillé, diretor de "Rosário Tijeras"
Nasceu na Cidade do México em 1963. Mora em Paris desde 1980, onde foi assistente de direção e produtor. O primeiro documentário que dirigiu, "The Arruzza Years", ganhou o Golden Fipa e foi exibido em diversos festivais de cinema ao redor do mundo.

Flora Martinez, atriz de "Rosário Tijeras"

François Bovy, diretor de "Melodias"
Nasceu em 1968 em Puidoux, Suíça. Estudou na École Cantonale d'Art Lausanne, de onde saiu diplomado como diretor de audiovisual em 1994. Desde então, trabalhou como fotógrafo em inúmeros documentários e reportagens. "Melodias" é seu primeiro longa.

François Sauvagnargues, representante da Arte
Lançada em 30 de maio de 1992, como resultado de uma parceria entre os governos da França e da Alemanha, a ARTE (Association Relative à la Télévision Européene) é uma emissora de televisão voltada para a difusão de programas de valor cultural e internacional no sentido mais amplo. Seu objetivo é promover a compreensão mútua e a unidade entre os diferentes povos da Europa e abrir espaço a produções dos mais diversos países do mundo. Na programação da ARTE, que não exibe comerciais, são apresentados documentários, filmes de ficção com histórias contemporâneas, realizados por cineastas de todo o mundo, além de apresentações de música, dança, ópera e teatro.

Franco de Pena, diretor de "Yor name is Justine"
Nasceu em 1966, em Caracas, Venezuela. Estudou Economia em Caracas e em Montreal, Direção Teatral em Varsóvia e Direção Cinematográfica em Lodz. Desde 1992, dirige documentários e curtas-metragens, entre eles os premiados "El Susurro Del Viento e El Porvenir de una Ilusión" (21ª Mostra). Artista-residente em Berlim em 2000, idealizou "Amor em Concreto", seu primeiro longa realizado em 2003 e com o qual participou da 27ª Mostra. Colaborou também com o projeto do longa Bem-Vindo a São Paulo, produzido pela Mostra em 2004.

Georges Gachot, diretor de "Maria Betania - Música é perfume"
Nasceu em 1962 na França. Começou a tocar piano aos 5 anos de idade. Aos 18, deixou Paris para estudar Engenharia Elétrica em Zurique, na Suíça. Ao mesmo tempo continuava estudando piano e música. Tornou-se ator de televisão e assistente de produção em 1985. Dirige documentários musicais desde 1990. Entre seus trabalhos estão Martha Argerich, Conversas Noturnas (também participando da 29a. Mostra) e Claude Debussy, Music Can't be Learnt.

Grzegorz Hajdarowicz, produtor de "Um Anjo Apaixonado"

Gisèle Gordon, diretora de "The Tunguska Project"
Diretora e produtora, fundou em 1996 a companhia produtora Urban Nation, em parceria com o cineasta e artista plástico canadense Kent Monkman. Juntos, fizeram dois curtas premiados: "Blood River" e "A Nation is Coming". Antes, Gisèle havia dirigido outros dois curtas, "Girls with Opinion" e "Sugar". "The Tunguska Project" é seu primeiro documentário.

João Botelho, jurado e diretor de "O Fatalista"
Nasceu em 11 de maio de 1949, em Lamego, Portugal. Trabalhou como desenhista, ilustrador e professor, antes de se tornar diretor, produtor, roteirista e editor. Estudou na Escola Nacional de Cinema e em 1976 fundou a revista M, na qual escreveu críticas de filmes durantes anos. "Conversa Acabada", seu primeiro longa, de 1980, participou da 15ª Mostra, que também exibiu "Um Adeus Português", de 1985, premiado no Festival de Berlim. "O Fatalista", seu filme mais recente, é parte da seleção da 29ª Mostra.

Jody Shapiro, diretor de "Quebra Gelo"
Canadense, tem uma longa carreira como produtor. Produziu o curta "Camera" (2000), de David Cronenberg. Produziu também diversos filmes de "Guy Maddin", como "O Coração do Mundo", "3 Curtas Tristes", "A Música Mais Triste do Mundo" (todos na seleção da 28ª Mostra) e "My Dad is a 100 Years Old" (roteiro de Isabella Rossellini).

Jon Wengstron, jurado
Nasceu em 1964, em Sakara, Suécia. Estudou Literatura, Psicologia e Cinema na Universidade de Estocolmo de 1984 a 1990. Trabalhou como programador da Cinemateca do Instituto do Filme Sueco de 1990 a 2003, período em que foi responsável pela apresentação de filmes clássicos, retrospectivas e novos filmes não selecionados pelas distribuidoras suecas. Curador da coleção de filmes de arquivo do Instituto do Filme Sueco desde 2003.

Koji Imaizumi, diretor de "Abong"
Nasceu em Tóquio, Japão, em 1959. Estudou Cinema na Universidade de Nihon. Começou a carreira dirigindo comerciais e vídeos. Trabalhou também como assistente de direção do cineasta Kohei Oguri. Abong: Small Home é seu primeiro longa.

Manoel de Oliveira, diretor de "Espelho Mágico"
Mestre do cinema, Manoel Cândido Pinto de Oliveira é mais longevo diretor do mundo em atividade -- nasceu no Porto em 12 de dezembro de 1908. Começou na profissão com um filme mudo ("Douro, Faina Fluvial", 15ª Mostra), prosseguindo até o século 21 com a firme disposição de permanecer fiel à arte que o encantou desde a infância, quando seu pai o levava a assistir filmes de Chaplin e Max Linder. .

Miguel Cadilhe, produtor de "Manoel de Oliveira"

Marie Nyrerod, diretora de "Ingmar Bergman"
Jornalista e documentarista sueca. Estreou como cineasta em 2000, com "It’s a Matter of Life", sobre a escritora Sara Lidman. Seu segundo filme foi "Progg 2x45 min" (2001), sobre música. O terceiro foi "Chelsea Hotel" (2002).

Marie José Sanselme, jurado
Nasceu em Paris, em 1963. Adida cultural da embaixada francesa em Tel Aviv, no período de 1994-1998, Marie-José Sanselme tornou-se a roteirista preferida do cineasta Amos Gitai, homenageado com Retrospectiva na 28ª Mostra. Colaborou com ele escrevendo os roteiros de "Kippur" (2000), "Éden" (2001), baseado em "Homely Girl", de Arthur Miller, "Kedma" (2002), "11'09"01" (2002), "Alila" (2003), "Terra Prometida" (2004) e "Free Zone" (2005).

Nadja Tennstedt, representante de "Beyond the Rocks - Winter Soldiers"

Nic Bettauer, diretora de "Pato"
Formada pelas Universidades de Stanford e de Nova York, deu início à carreira de diretora em 1998, ano em que dirigiu seu primeiro longa, a comédia romântica "Zack and Reba". Em 2000, lançou o curta "Cloud Nine", exibido em inúmeros festivais. "Pato" é seu segundo longa.

Pandora da Cunha Telles, produtora de "Maria e as Outras"

Silvio Caiozzi, diretor de "Cachimba"
Silvio Caiozzi nasceu em Santiago do Chile em 1944. Graduou-se em Artes das Comunicações de Massa em Chicago em 1967. Dono de uma grande experiência no cinema europeu, onde fez câmera para Costa-Gavras em "O Estado de Sítio", alcançou destaque internacional em 2000 como o filme "Coronación", vencedor de diversos prêmios internacionais. Seu longa "Julio Começa em Julho" foi exibido na 3ª Mostra, em 1979.

Sergej Stanojkoviski, diretor de "Kontakt"
Começou sua carreira como fotógrafo. Estudou por cinco anos Direção e Documentários em Praga, na República Tcheca. Seu primeiro trabalho foi o curta "Shot", em 1993. Fez documentários como "Darko" (1998), "Life Is a Concert" (1999) e "Macedônia Jazz" (200). "Kontakt" é seu primeiro longa.

Tonino de Bernardi, diretor de "Marlene de Sousa"
Nasceu em 1937, em Chivasso, Itália. Ator, diretor, produtor e roteirista, formado em Letras. Fez cinema underground no final da década de 1960 e, desde os anos 1980, faz filmes ‘nômades’, viajando com a família e amigos, filmando nas cidades para onde vai. "Marlene de Sousa" é uma homenagem do diretor à atriz Betty Faria e ao Brasil em geral. Participou de várias edições da Mostra, com os filmes "Apaixonadas" (23ª), "Fazer a Vida" (25ª), "Rosa Tigre" (24ª) e "Pequenos Horrores" (19ª).

Verena Vargas, diretora de "Eviannaive"
Nasceu em Valparaíso, Chile. Estudou Comunicação Social, Matemática e Cinema. Começou fazendo curtas em 1992. Também fez vídeo-instalações apresentadas em museus. Desde 1992 é câmera e editora free-lancer.

Witold Beres, produtor de "Um Anjo Apaixonado"

Victoria Abril, atriz e cantora
Um dos maiores nomes do cinema espanhol, a atriz Victoria Abril nasceu Victoria Mérida Rojas em 4 de julho de 1959 em Madri. Em 2005, Victoria Abril resolveu lançar-se também na carreira de cantora com o disco "Putcheros do Brasil". Fã de bossa nova, reuniu em seu disco de estréia músicas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Sérgio Mendes, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).