Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

29ª Mostra BR de Cinema
20/10/2005

Sinopses

da Folha Online

I

Ice Breaker (Ice Breaker)
País: Canadá, 2005 (54 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Jody Shapiro, David Best
Roteiro: Jody Shapiro, David Best
Fotografia: Jody Shapiro, David Best
Produção: Jody Shapiro
Descrição: Águas geladas e repletas de icebergs são o ambiente natural do navio quebra-gelo Henry Larsen, o mais ativo da Guarda Costeira canadense. Ao longo de 42 dias, a câmera acompanhará sua missão de abrir caminho para os demais barcos que passam ao longo do litoral do Canadá, tendo como ponto de partida a cidade de St. John, em Newfoundland, Groenlândia. O documentário capta igualmente as relações que se formam entre os marinheiros e oficiais da tripulação, num ambiente de grande isolamento e duríssimas condições climáticas. A bordo desse navio, que tem a missão também de proteger a soberania do país, cada dia é uma jornada intensa contra a solidão, o estresse e o cansaço.

Il Resto di Niente (The Remains of Nothing - Il Resto di Niente)
País: Itália, 2004 (103 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Antonietta de Lillo
Roteiro: Giuseppe Rocca
Fotografia: Cesare Accetta
Elenco: Maria de Medeiros, Enzo Moscato, Rosario Sparno, Imma Villa, Raffaele Di Florio
Produção: Mariella Li Sacchi, Amedeo Letizia
Descrição: Uma análise da Revolução Napolitana de 1799 que vai além dos eventos históricos, mostrando as emoções que galvanizaram a busca por uma nova realidade. Um mundo com distribuição de riqueza justa, o sonho de um país baseado na responsabilidade compartilhada, isso é o que sonhava a República Napolitana. A história é contada por meio da personagem Eleonora Pimentel Fonseca, mulher frágil que foi uma das principais protagonistas daquele momento. Por meio de suas esperanças, sofrimentos e paixões, descobrimos alguém que não queria ser heroína, não desejava aventuras, não escolheu a revolução, mas quando se viu dentro dela encarou a causa como um compromisso.

Imaginary Heroes (Imaginary Heroes)
País: EUA/Alemanha/Bélgica, 2004 (111 min)
Seção: Competição - Novos Diretores
Direção: Dan Harris
Roteiro: Dan Harris
Fotografia: Tim Orr
Elenco: Sigourney Weaver, Emile Hirsch, Jeff Daniels, Michelle Williams, Kip Pardue
Produção: Illana Diamant, Moshe Diamant, Frank Hübner, Art Linson, Gina Resnick, Denise Shaw
Descrição: Os integrantes de uma típica família americana vivem na mesma casa. No entanto, comportam-se quase como desconhecidos. Tim, o jovem adolescente, é a "ovelha negra". Ben, o pai, começa a tratar a mulher e os filhos como estranhos e desliga-se do mundo. E Sandy, a mãe, começa a fumar maconha e destilar seu sarcasmo, ameaçando revelar segredos familiares há muito escondidos. Com grande ironia, avalia-se o que é fazer parte de uma família: o lado bom, o ruim e tudo que há entre esses dois extremos. São personagens que sofrem em silêncio e confrontam seus problemas. Uma história que poderia se passar em qualquer casa, em qualquer rua, no seio de qualquer família.

Impulsividade (Thumbsucker)
País: EUA, 2005 (95 min)
Seção: Competição Novos Diretores
Direção: Mike Mills
Roteiro: Mike Mills
Fotografia: Joaquin Baca-Asay
Elenco: Lou Taylor Pucci, Tilda Swinton, Vincent D'Onofrio, Keanu Reeves, Kelli Garner
Produção: Anthony Bregman, Bob Stephenson
Descrição: Justin Cobb aparenta ser um típico adolescente --exceto pelo detalhe de nunca ter conseguido parar de chupar o dedo. Aos 17 anos, após ter tentado de tudo para se livrar do cacoete, ele resolve o problema por meio da hipnose feita pelo seu dentista, que gosta de bancar o psicólogo. O verdadeiro problema, no entanto, está só começando. Justin continua compensando suas frustrações pela boca, consumindo todo e qualquer tipo de droga, de maconha a remédios antidepressivos. Filho de pais que nunca saíram da adolescência, Justin vai ter de aprender a crescer sozinho, nem que seja à força.

In Memory of My Father (In Memory of My Father)
País: EUA/Áustria, 2005 (96 min)
Seção: Competição - Novos Diretores
Direção: Christopher Jaymes
Roteiro: Christopher Jaymes
Fotografia: Abe Ley
Elenco: David Austin, Tom Carroll, Eric Michael Cole, Judy Greer e Pat Healy
Produção: Christopher Jaymes
Descrição: Um lendário produtor de cinema está morrendo, passando seus últimos dias em sua mansão em Hollywood, lembrando os dias em que foi poderoso e bajulado. Sabendo que seu fim está próximo, passa a acreditar que suas memórias têm importância histórica e que deve deixar um testemunho para o futuro. Assim, convence um de seus três filhos a reunir uma equipe de filmagem e registrar até seus últimos momentos. A situação coloca em evidência também os conflitos entre os três filhos, lutando para demonstrarem o quanto são diferentes desse pai decadente. Nesse esforço, fica claro o quanto essa nova geração ainda não possui equilíbrio emocional para a vida adulta.

Ingmar Bergman (Ingmar Bergman)
País: Suécia, 2004 (174 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Marie Nyreröd
Roteiro: Marie Nyreröd
Fotografia: Arne Carlsson, Olle Holm
Elenco: Ingmar Bergman, Erland Josephson
Produção: Marie Nyreröd
Descrição: Numa série de entrevistas, divididas entre três documentários, o cineasta sueco Ingmar Bergman descreve sua vida e paixões em suas próprias palavras. Acompanha-se sua rotina diária, na isolada ilha de Faro, onde se incluem caminhadas após o café da manhã - "porque os demônios não apreciam ar fresco", como ele diz. Com clareza cristalina, ele expõe suas idéias sobre teatro e cinema, as duas artes onde distribuiu igualmente seu talento, embora sua fama internacional se deva a filmes como Morangos Silvestres, Gritos e Sussurros, Face a Face, Cenas de um Casamento, Sonata de Outono, Fanny e Alexandre. Retrato da maturidade densa e inquieta de um dos mais importantes artistas do século 20.

Inside the Deep Throat (Inside the Deep Throat)
País: EUA, 2005 (92 min)
Seção: Perspectiva Internacional
Direção: Fenton Bailey e Randy Barbato
Roteiro: Fenton Bailey e Randy Barbato
Fotografia: David Kempner e Teodoro Maniaci
Elenco: Dennis Hopper, Peter Bart, Carl Bernstein, Linda Lovelace, Norman Mailer
Produção: Fenton Bailey, Randy Barbato, Brian Gazer
Descrição: Em 1972, o filme pornográfico Deep Throat escandalizou o mundo. A produção contava a incrível história de uma mulher que possuía o clitóris na garganta e só tinha prazer com sexo oral. Saindo do gueto de público a que normalmente ficaria restrito, o filme virou um dos maiores fenômenos de bilheteria de todos os tempos. Filmado em seis dias, por apenas US$ 25.000, rendeu cerca de US$ 600 milhões. Além de apresentar cenas do filme original, este documentário traz depoimentos de personalidades como Gore Vidal, Camille Paglia, Hugh Hefner, Norman Mailer, Larry Flint, Wes Craven, Carl Bernstein e muitos outros, além de apresentar o passado do diretor Gerald Damiano e da atriz principal, Linda Lovelace.

Irmãs (Hermanas -Sisters)
País: Argentina/Espanha, 2005 (88 min)
Seção: Competição Novos Diretores
Direção: Julia Solomonoff
Roteiro: Julia Solomonoff
Fotografia: Ramiro Civita
Elenco: Valeria Bertuccelli, Ingrid Rubio, Adrián Navarro, Nicolás Pauls, Milton de La Canal, Horacio Peña
Produção: Vanessa Ragone, Florencia Enghel, Mariella Bessuievsky e Gerardo Herrero
Descrição: Natalia deixou a Argentina numa noite de 1975, depois que seu namorado Martin sumiu misteriosamente nas mãos de militares. Desde então, ela nunca mais viu sua irmã Elena. Agora, Natália vai de Madri ao Texas para visitar a irmã, que se mudou para os Estados Unidos com o marido e o filho. Na casa de Elena, Natália encontra um livro escrito pelo pai, relatando a história da família nos anos de ditadura. A leitura a faz relembrar seus últimos dias na Argentina e o último encontro que ela teria com Martin. Quem sabia onde estava seu namorado? A resposta estaria na parte final do manuscrito do pai, que está desaparecido.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).