Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bodas na realeza
08/04/2005

Monarquia britânica

da Folha de S.Paulo

Confira abaixo a história da dinastia Windsor:

A dinastia Windsor começou a existir oficialmente durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1917, o então rei, George 5º, decidiu trocar o nome da família real --Casa de Saxe-Coburg e Gotha era considerado excessivamente germânico, e os alemães eram adversários dos ingleses na guerra.

George 5º escolheu Windsor em referência ao castelo, localizado a oeste de Londres, residência oficial da família real. Permaneceu no trono até sua morte, em 1936, quando foi substituído por Edward, seu filho mais velho.

Coroado Edward 6º, o novo rei ocupou o trono por apenas nove meses. No final de 1936, ele trocou a coroa britânica por uma mulher. Wallis Simpson, a americana por quem Edward se apaixonou, era uma mulher divorciada e não seria aceita como rainha. Fora do trono, Edward se casou com Wallis em 1937 George 6º substituiu seu irmão em dezembro de 1936 e reinou até morrer, em 1952. Ao lado de Elisabeth, a rainha-mãe, morta em 2002, ficou famoso por sua coragem durante a Segunda Guerra Mundial, quando se recusou a deixar o Palácio de Buckingham durante os bombardeios de Londres pelos nazistas --o local foi bombardeado nove vezes na guerra.

Elizabeth, a mais velha das duas filhas de George com a rainha-mãe, foi coroada em seu lugar, cinco anos após ter se casado com Philip Mountbatten, que herdou o título de príncipe e duque de Edimburgo.

A rainha tem quatro filhos: Charles, 52, Anne, 51, Andrew, 41, e Edward, 35. O herdeiro direto ao trono é Charles, príncipe de Gales, que se casou Diana Spencer em 1981 e com quem teve dois filhos, William e Henry. Os dois se divorciaram em 1996, após Diana, que morreria no ano seguinte, em acidente de carro em Paris, admitir que cometera adultério.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as bodas do príncipe Charles
  • Leia o que já foi publicado sobre Camilla Parker-Bowles
  • Leia o que já foi publicado sobre a família real britânica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).