Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bodas na realeza
08/04/2005

Camilla Parker-Bowles: o mais novo e antigo amor do príncipe de Gales

da Folha Online

Camilla Rosemary Shand ou Camilla Parker-Bowles (nome de casada), a mulher que conquistou o herdeiro do trono inglês, nasceu em Londres no dia 17 de julho de 1947. Filha de Bruce e Rosalind Shand, ela passou os primeiros anos da infância numa zona rural do condado de Sussex, no leste da Inglaterra, e foi educada na escola de Queen’s Gate no sofisticado bairro de Kensington, em Londres. Mais tarde, freqüentou várias escolas de elite na Suíça e na França, um gênero de escola onde jovens de famílias ricas aprendem noções de etiqueta.

Dave Caulkin/AP
Seu primeiro encontro com o herdeiro real aconteceu em uma partida de polo, em 1970, em Windsor. Desde então, acredita-se que os dois mantenham um relacionamento amoroso.

Quando Charles ingressou na Marinha, em 1973, Camilla conheceu o oficial da cavalaria, Andrew Parker-Bowles, seu futuro marido. Com ele, teve dois filhos: Tom que nasceu em 1975 e Laura, em 1979. A vida de casada, no entanto, não a afastou de seu grande amor. Camilla continuou sendo uma grande amiga de Charles e freqüentando o círculo mais restrito de amizades do príncipe. Dizem até que foi ela quem escolheu uma esposa para ele: Diana Spencer.

A antiga namorada do príncipe, porém, não passou desapercebida para a princesa Diana, que em 1986, fez uma declaração bombástica à imprensa: “Há três pessoas em meu casamento”. Aliás, depois da separação do casal em 1992, Charles admitiu diante das câmeras de televisão que tinha cometido adultério. Em 1996, ele e Diana se divorciaram. Em 1995, Camilla seguiu o exemplo.

Devido à popularidade de Diana, Camilla nunca foi bem vista pelos britânicos. A morte da princesa, em um acidente de carro em 1997, agravou ainda mais o problema. Na época, a suposta amante de Charles se retirou da vida pública. Somente dois anos depois, ela voltou a ser vista em público com o namorado em uma viagem de férias ao lado dos príncipes William e Harry, filhos de Charles com Diana. No mesmo ano, em 1999, ela foi fotografada com o príncipe saindo do hotel Ritz, em Londres.

Logo que a residência oficial de Charles, Clarence House, foi renovada, ela foi convidada a morar com ele. Em junho de 2000, finalmente, a rainha reconheceu o relacionamento ao aparecer, pela primeira vez, em um evento em que Camilla estava presente.

Em fevereiro de 2005, é confirmado o casamento do casal. Quando Charles assumir o posto de rei, Camilla será conhecida como princesa consorte, e não rainha. Após o casório, ela será chamada Sua Alteza Real, a duquesa da Cornuália. Legalmente, ela será a princesa de Gales, mas não usará o título.

Atualmente Camilla preside a Sociedade Britânica de Osteoporose, trabalho que começou depois que a sua mãe morreu por causa da enfermidade. Simples, ela tem hábitos bem ingleses, além de caçar, gosta de andar a cavalo. Já chegou a trabalhar por um tempo como decoradora.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as bodas do príncipe Charles
  • Leia o que já foi publicado sobre Camilla Parker-Bowles
  • Leia o que já foi publicado sobre a família real britânica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).