Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bodas na realeza
08/04/2005

Lady Di: Diane Spencer, a primeira mulher de Charles

da Folha Online

Diana Frances Spencer, a princesa Diana ou Lady Di, conheceu Charles em uma festa em Sandrigham, em janeiro de 1979. Quem era a pretendente era Sarah, sua irmã mais velha, mas Charles se encantou com a alegria da caçula da família Spencer. Na época, ele estava com 30 anos e ela com 18 anos. Como havia acabado de herdar dinheiro e título de ladie depois da morte do avô, Diana morava um apartamento no bairro de Earl’s Court, comprado por ela mesma, e trabalhava como professora infantil.

AP Photo
Nascida no final da tarde de 1º de julho de 1961 em Park House, Sandrigham, Diana, a terceira filha do visconde e da viscondessa Althorp, sofreu muito quando os seus pais se divorciaram. Para a garotinha, foi um trauma que marcaria sua vida. Diana ia à escola Silfield, em King’s Lynn e, 18 meses depois do divórcio dos pais, foi mandada para uma escola preparatória.

O casamento, no dia 29 de julho de 1981, foi um perfeito conto de fadas. Uma união feita no céu e selada em perfeito esplendor diante da congregação da catedral de São Paulo, em Londres.

Para muitos, essa foi uma união que nunca deveria ter acontecido. Desde o início, o fantasma vivo de Camilla Parker-Bowles, a ex-namorada do príncipe Charles, rivalizava com Diana.

Conhecida por sua beleza e bondade, Diana teve um casamento tumultuado. Além de sofrer por não ter unm bom relacionamento com o marido e a família real, ela também sofria de bulimia (distúrbio psíquico no qual a pessoa come compulsivamente e, em seguida, tenta eliminar os alimentos provocando vômitos, usando laxantes etc). Inúmeras biografias sobre a sua vida sofrida contam ainda que ela tentou o suicídio por várias vezes.

Mãe de William e Harry, a princesa morreu em agosto de 1997 em um acidente de carro em um túnel de Paris. Ela estava acompanhada do produtor egípcio Dodi al Fayed, seu namorado na ocasião. Os dois estavam fugindo de fotógrafos quando o carro bateu na parede de um túnel. Ele também morreu no acidente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as bodas do príncipe Charles
  • Leia o que já foi publicado sobre Camilla Parker-Bowles
  • Leia o que já foi publicado sobre a família real britânica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).