Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bodas na realeza
08/04/2005

Príncipe Charles: Acostumado com escândalos, Charles deverá ser o futuro rei da Inglaterra

da Folha Online

Como é o filho mais velho da rainha Elizabeth 2ª, Charles Philip Arthur George, mais conhecido como príncipe Charles, deverá ser o próximo rei da Inglaterra. Nascido em 14 de novembro de 1948, o príncipe de Gales foi educado em Cheam School, tradicional escola do sudeste inglês, onde o príncipe Philip, pai de Charles, estudou. Na adolescência, tornou-se o primeiro integrante da família real a estudar na Austrália. Charles foi para o país em 1966 e ficou um ano por lá.

Mike Finn-Kelcey/Reuters
De volta à terra natal, o herdeiro do trono ingressou na Universidade de Cambridge, onde estudou antropologia, arqueologia e história. Além da carreira acadêmica, ele também teve uma longa passagem pelas Forças Armadas britânicas.

Atualmente, o príncipe participa de centenas de projetos sociais, sendo presidente ou patrono de cerca de 200 organizações. A principal delas é a Prince’s Trust, da qual é presidente e que arrecada doações para ajudar jovens de baixa renda. Charles defende publicamente causas ecológicas e se diz religioso.

Em 1981, ele casou com Diana Spencer na catedral de St Paul‘s, em Londres. Os dois ficaram casados até 1996, quando aconteceu o divórcio. Do tumultuado relacionamento nasceram William, em 1982, e Harry, em 1984.

Pouco conhecido por sua atuação política, Charles ganhou fama após uma série de escândalos que pontuaram a sua vida. Em 1993, o tablóide inglês “The Sun” publicou uma conversa ao telefone entre o príncipe e Camilla, um tanto constrangedora. Charles chegou a falar que gostaria de ser o tampão de sua namorada para poder ficar mais próximo a ela. Em 1997, chegou a ser acusado de estar envolvido na morte da ex-mulher. E, mais recentemente, um livro publicado por um ex-funcionário do palácio, George Smith, apontou que o príncipe era bissexual. O empregado contou que viu Charles com um outro funcionário em cenas comprometedoras.

Apesar de os britânicos agora aceitarem a união de Charles com Camilla Parker-Bowles, por acreditarem que os dois realmente se gostam --65% da população aprovam o matrimônio, Charles não é bem visto pelos seus súditos para ser o próximo rei da Inglaterra. Em uma pesquisa realizada em fevereiro pelo jornal inglês “Daily Telegraph”, a maioria dos entrevistados (41%) respondeu que gostaria que o príncipe William assumisse no lugar do pai; somente 37% respondeu a favor de Charles. Em novembro de 2002, uma pesquisa semelhante apontara o contrário: Charles com a aprovação de 48% dos britânicos contra William com 28%.

Além dos escândalos, especialistas na monarquia afirmam que Charles nunca foi perdoado pelo povo por ter traído Lady Di.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as bodas do príncipe Charles
  • Leia o que já foi publicado sobre Camilla Parker-Bowles
  • Leia o que já foi publicado sobre a família real britânica

  •      

    Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).