Folha Online 
Cotidiano

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Casa Sustentável
27/11/2005

Casa sustentável não derruba ambiente

Produto reciclado e de baixo impacto ambiental também evita danos à saúde

Primeira obra pública sustentável do país começa a ser construída em março

BRUNA MARTINS FONTES
EDITORA-ASSISTENTE DE CONSTRUÇÃO E IMÓVEIS

Renato Stockler/Folha Imagem
O diretor de planejamento da Valville empreendimentos, Anselmo Moraes Neto, construiu condomínio que tem reúso de água
O diretor de planejamento da Valville empreendimentos, Anselmo Moraes Neto, construiu condomínio que tem reúso de água
Se tentarmos mapear o caminho que percorrem os materiais que usamos para construir ou reformar uma casa, o quadro traçado será, no mínimo, preocupante.

No nascedouro, veremos que a indústria da construção civil é a que mais retira matérias-primas da natureza. No meio do trajeto, encontraremos produtos nocivos à saúde de quem convive com eles entre quatro paredes. Por fim, descobriremos que o volume de entulho gerado em São Paulo é o dobro do de lixo doméstico.

Mesmo assim, nem o ambientalista mais ferrenho há de engavetar suas plantas, porque é possível erguer uma casa sem demolir o ambiente -e isso não tem nada a ver com construí-la no meio do mato. O caminho é a construção sustentável, que não engloba só a escolha de materiais de baixo impacto ambiental mas também de tecnologias que permitam à casa funcionar sem exaurir os recursos naturais, como água e energia.

A construção sustentável abraça também produtos e conceitos ecológicos, mas não se resume a eles. "Todo produto ecológico é sustentável, mas nem tudo que é sustentável é ecológico", estrutura Márcio Araújo, consultor do Idhea (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica).

Um exemplo de sustentável que não é ecológico são os produtos reciclados, como telhas de embalagens longa vida e conduítes de embalagens de agrotóxicos desintoxicadas (veja quadro abaixo).

"Uma obra em meio urbano deveria usar reciclados. O uso desses materiais mostra que somos responsáveis pelo que consumimos", completa Araújo.

Até o cimento e os plásticos, que nada têm de ecológicos, podem ganhar uma faceta sustentável. É o caso do cimento CP 3, produzido com resíduos da indústria siderúrgica. Os plásticos "do bem" são os que podem passar por reciclagem e não são nocivos à saúde.

Lojas e obras "verdes"

Já há uma boa gama de produtos sustentáveis que podem substituir os convencionais, da estrutura ao acabamento. No entanto, eles não são vendidos nas lojas de materiais de construção.

"É preciso rodar muito para achar todos os produtos", analisa Vanessa Gomes da Silva, 34, uma das fundadoras do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e professora do curso de pós-graduação em construção sustentável da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A boa notícia é que encontrar esses materiais e tecnologias está ficando cada vez menos difícil. Em São Paulo, há três lojas especializadas em produtos sustentáveis. São o Espaço Casa Ecológica, a Primamatéria e a Supergreen (confira telefones no quadro).

Outro exemplo de que é possível construir usando materiais e tecnologias sustentáveis é que recentemente saiu o vencedor da primeira licitação no Brasil para uma obra pública sustentável -a construção começará em março.

Será o laboratório de pesquisas da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (MG), e o edital, feito sob supervisão do Idhea, exige itens como concreto com cimento CP 3, fôrmas de plástico em vez das de madeira, impermeabilizante vegetal, tijolos de solo-cimento e pintura mineral.


     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).